A fabricante japonesa de bebidas Kirin, que no fim de 2011 adquiriu a Schincariol, vê no Brasil a sua principal oportunidade de crescimento. Para isso, a companhia possui um plano de expansão nos próximos três anos que inclui a ampliação da capacidade de produção de suas fábricas ou a aquisição de outras empresas.
A diretora de Marketing da Brasil Kirin, Maria Inês Murad disse que a ordem interna é crescer, independentemente dos meios necessários, e o foco são os espaços dos produtos e marcas adquiridos da Schincariol. Ela não descarta ainda que os produtos vendidos pela empresa no exterior sejam lançados no Brasil. "Tudo é uma possibilidade, dependendo da oportunidade", afirmou a executiva. "A intenção é aumentar as vendas das marcas mais tímidas [desenvolvidas pelo grupo Schincariol]. Já no ano de fusão tivemos um crescimento e foi bastante significativo", declarou.
Segundo ela, qualquer decisão sobre uma possível abertura de capital dependerá dos controladores japoneses. Em 2012, a Ambev, líder do setor no Brasil, foi a empresa de melhor desempenho na Bovespa.
Para a Kirin, o mercado brasileiro também é animador. As contas de 2012, que ainda estão sendo fechadas, devem trazer resultados superiores às expectativas em faturamento e volume de venda. A marca Devassa liderou o crescimento no ano passado, dentre os produtos da empresa.
O grupo planeja avançar no comércio de águas e sucos e ainda ganhar espaço com a venda de produtos mais nobres no Sul e Sudeste.
Veículo: DCI