A gigante das cervejas Anheuser-Busch InBev aceitou um acordo revisado com a empresa americana de bebidas Constellation Brands numa tentativa de convencer o Departamento de Justiça dos Estados Unidos a retirar a objeção à sua aquisição do Grupo Modelo, do México, por US$ 20,1 bilhões. Essa parece ser uma estratégia mais promissora para os acionistas da AB InBev do que correr o risco de saírem derrotados do tribunal.
A AB InBev já tinha concordado em fazer um acordo paralelo como parte de sua aquisição mexicana, pelo qual vende 50% da Modelo na Crown Imports, sua empresa de distribuição nos EUA, para a americana Constellation, que já é sócia na joint-venture. Mas o Departamento de Justiça americano concluiu que a Crown, que detém 7% do mercado de distribuição de cerveja por volume, não seria verdadeiramente independente porque iria contar com a AB InBev para o fornecimento de cerveja. Ele também alega que a relação da Constellation com a AB InBev poderia incentivá-la a elevar os preços num mercado onde as duas maiores cervejarias controlam quase 75% do volume.
Agora, a AB InBev está propondo vender para a Constellation uma cervejaria mexicana, dando à ela o controle sobre o seu abastecimento. A AB InBev também desistiria do direito de comprar de volta toda a Crown a cada 10 anos, dando à Constellation direitos perpétuos sobre as marcas da Modelo vendidas nos EUA.
Naturalmente, isso tudo tem um custo para a AB InBev. A Constellation pagaria US$ 2,9 bilhões, o equivalente a 9,4 vezes o lucro de 2012 antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Presumindo que o múltiplo mais justo fosse de 12 vezes, a AB InBev poderia estar abrindo mão de cerca de US$ 800 milhões em valor, estima a Bernstein Research. Mas a AB InBev também aumentou o corte de custos anuais que espera obter com a compra da Modelo para cerca de US$ 1 bilhão, comparado com a estimativa inicial de US$ 600 milhões. Tributados e capitalizados, esses US$ 400 milhões adicionais representam cerca de US$ 3,1 bilhões em valor adicional.
E pode haver mais: se AB InBev conseguir elevar as margens de lucro Lajida da Modelo no México de 18% para 35%, ainda abaixo de suas margens de 50% no Brasil, as sinergias anuais chegariam a US$ 1,2 bilhão, observa a Capital Liberum. E a AB InBev tem um histórico de entregar mais que o prometido. A aquisição da Anheuser-Busch em 2008 produziu US$ 2,25 bilhões em economias anuais, 50% acima do previsto inicialmente. Um pensamento inebriante.
Veículo: Valor Econômico