Na cultura corporativa da Ambev as metas são a essência da gestão financeira, de marketing, de vendas, de logística. E também ambiental. Em 2009, a cervejaria traçou quatro metas internas para buscar ecoeficiência global nos 20 países onde o grupo Anheuser Busch InBev atua.
Definiu iniciativas para reduzir o consumo de água, principal matéria prima para a indústria de cerveja e refrigerantes, de emissões de CO2 e do consumo de energia, além de aumentar a reciclagem de subprodutos.
"A intenção é gerenciar metas de ecoeficiência assim como gerenciamos custos", diz o diretor de relações socioambientais da Ambev, Ricardo Rolim.
O consumo de água foi reduzido, em média desde 2009, nas fábricas da cervejaria em todo o mundo, em 18,6%, para 3,5 litros de água consumidos para cada litro de bebida produzida. Na Ambev, o consumo recuou 30% na década, e a média alcançada no segundo semestre de 2012 foi de 3,4 litros.
"Hoje conseguimos ter uma medição de água feita três vezes ao dia nas fábricas, dando ao gestor a possibilidade de corrigir o consumo no mesmo dia", diz Rolim.
Os resíduos sólidos e subprodutos do processo industrial alcançaram a reciclagem de 99%. A venda do bagaço de malte para a alimentação de gado é um exemplo.
Segundo Rolim, o consumo de energia nas cervejarias e fábricas de refrigerantes em todo o mundo caiu 12% desde 2009 e a emissão de CO2, 15,7%. A empresa está buscando diversificar a matriz energética - em 2003, 40% eram de combustível fóssil. Atualmente a biomassa representa quase 30% da matriz calorífica da companhia e cerca de 4% é proveniente da utilização do biogás eliminado nas estações de tratamento de efluentes.
Além das metas internas, a Ambev anuncia hoje parceria com a organização não governamental, The Nature Conservancy. O alvo é a preservação da bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, no interior de São Paulo. Na região com alta demanda de água e onde está a fábrica de Jaguariúna, os parceiros vão trabalhar remunerando serviços ambientais e não com voluntários.
Veículo: Valor Econômico