Ambev investirá no CE

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Os recursos serão aplicados na ampliação de centros de distribuição e em novos processos produtivos

Com objetivo de expandir a participação nos mercados do Norte e Nordeste de cervejas, a Ambev investiu, no ano passado, no Ceará, cerca de R$ 375 milhões, na construção e modernização da fábrica de Aquiraz

Maior empresa em valor de mercado do Brasil, à frente até mesmo da Petrobras, a Ambev anuncia investimentos da ordem de R$ 3 bilhões em 2013, no Brasil, sendo cerca de R$ 200 milhões, no Ceará. Com foco centrado na expansão contínua - uma marca da empresa no segmento de cervejas em todo o mundo -, a Ambev planeja ampliar os centros de distribuição (CDs) nas principais capitais do Nordeste, sendo três somente na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), ainda neste ano.

Com a ampliação dos CDs no Estado, explica o novo diretor Regional da Ambev, Guilherme Lebelsen, a empresa quer vazão mais rápida à produção da nova fábrica de cervejas, em Aquiraz, onde foram investidos R$ 375 milhões, em 2012. Outros R$ 144 milhões foram aplicados na ampliação da unidade fabril de São Luiz, no Maranhão. Ao todo, a empresa investiu no ano passado, R$ 804 milhões, na modernização de processos produtivos de cervejas, na região.

Copa do Mundo

A orientação da direção da empresa, acrescenta o executivo, é expandir as vendas em todo o Nordeste, aproveitando o crescimento econômico regional, sempre acima do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Em 2012, o PIB do Ceará cresceu 3,65%, sobre o ano anterior, enquanto o PIB do País "avançou" apenas 0,9%. Para 2013, o governo do Estado do Ceará já sinaliza com incremento de até 4,5%,do PIB.

Os investimentos, confirma Lebelsen, têm outra razão: a realização dos jogos da Copa das Confederações, em junho próximo, e do Mundial de 2014, competições que terão as cidades de Fortaleza e Natal, no Rio Grande do Norte, como sedes e onde a Ambev já está de olho no grande fluxo de pessoas e turistas nas duas cidades. "A Brahma é a cerveja da Copa", ressaltou.

Novas embalagens

Outra estratégia para "esquentar" as vendas e "esfriar" a concorrência é o fortalecimento das embalagens de cervejas retornáveis, de um litro e de 300 ml, popularmente conhecidas com "litrão" e "litrinho", respectivamente. Ele disse também que a empresa está tranquila com a entrada crescente no mercado das cervejas especiais, importadas de várias países.

"Essas cervejas (importadas) até ajudam a ampliar o mercado consumidor (da bebida), à medida em que estimulam as pessoas a ter sempre à mesa, a cerveja como bebida preferencial", respondeu Lebelsen, explicando que a Ambev também participa desse segmento no País.



Veículo: Diário do Nordeste - CE


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