Presença de visitantes incentiva desenvolvimento das vinícolas locais

Leia em 2min 30s

Realizada durante a época da colheita das uvas, a vindima, a Fenavinho proporciona aos visitantes a possibilidade de conhecer os locais e métodos de produção no momento de maior atividade das indústrias, uma publicidade que a maioria dos pequenos produtores não teria como bancar. "A feira desperta a curiosidade de conhecer o local onde o vinho é produzido. Muita gente não sabe como a uva é cultivada, e querem ver os parreirais, conhecer os tipos das frutas e entender os processos de fabricação da bebida", explica a secretária municipal de Turismo de Bento Gonçalves, Talise Valduga Vanini.

 

O turismo relacionado ao vinho, chamado enoturismo, tem grande importância na região. O principal roteiro turístico de Bento Gonçalves, o Vale dos Vinhedos, recebe anualmente 120 mil turistas. Mas a preocupação em receber bem os visitantes está disseminada entre as empresas do setor. Segundo a secretária municipal, cerca de 90% das vinícolas do município apresentam estrutura para receber turistas. Esta preocupação deve-se principalmente ao retorno econômico que eles geram. "Nas vinícolas de pequeno porte, as vendas diretas aos visitantes representam até 25% da comercialização total", informa Talise.

 

E são as pequenas vinícolas que obtêm mais vantagens com a divulgação realizada pela Fenavinho. Realizada justamente durante a época da vindima, a feira proporciona aos visitantes a possibilidade de conhecer os locais e métodos de produção no momento de maior atividade das indústrias, uma publicidade que a maioria dos pequenos produtores não teria como bancar. "A feira desperta a curiosidade de conhecer o local onde o vinho é produzido. Muita gente não sabe como a uva é cultivada, e querem ver os parreirais, conhecer os tipos das frutas e entender os processos de fabricação da bebida", explica a secretária de turismo.

 

Essa possibilidade de atrair os turistas explica a predominância das pequenas vinícolas na Fenavinho. Uma pesquisa realizada entre as empresas expositoras revela que 57% delas são consideradas de pequeno porte, apresentando produção inferior a 300 mil litros por ano. Entre elas, está a vinícola Don Giovanni, localizada no distrito de Pinto Bandeira, no interior de Bento Gonçalves. De acordo com André Giovaninni, proprietário da empresa, a venda direta aos visitantes representa cerca de 20% do total da comercialização. "O turismo é uma forma de promoção, pois o cliente que conhece o produto no varejo da vinícola acaba depois procurando o vinho ou espumante que apreciou em outros pontos-de-venda", aponta.

 

Fabricando 100 mil garrafas de vinhos e espumantes por ano, o que significa em torno de 120 mil litros, a Don Giovanni investe no recebimento de visitantes, mantendo uma pousada com sete apartamentos em meio aos vinhedos. "Incentivar o turismo é essencial na divulgação da qualidade do vinho produzido pelas pequenas vinícolas da região", afirma Giovaninni.

 

Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Bebidas mais caras em janeiro

Nova fórmula de cálculo do IPI levará ao aumento no preço de cervejas, água e refrige...

Veja mais
Nova tributação em 2009 ameaça encarecer bebidas

Medidas elevam imposto de marcas mais caras   As cervejas e refrigerantes passarão a pagar até 15% ...

Veja mais
Fabricantes de refrigerantes e cervejas têm até dia 31 para aderir a novo regime de tributação

As empresas fabricantes de cervejas, refrigerantes, águas, isotônicos e energéticos têm prazo ...

Veja mais
Espumantes exportam até 237% mais em 08

SÃO PAULO - Em 2008, os espumantes brasileiros se consolidaram no mercado nacional diante dos concorrentes import...

Veja mais
Decreto regulamenta regime especial de tributação de bebidas frias

As empresas têm até o dia 31 de dezembro para aderir ao regime especial de tributação de bebi...

Veja mais
Vendas de cerveja sobem entre 5% e 6% apesar da Lei Seca

Lílian Cunha, de São Paulo    O mercado cervejeiro do país deve fechar o ano com um cres...

Veja mais
Ministro do Supremo suspende ação contra donos da Schincariol

Os donos das cervejas Schincariol conseguiram na Justiça suspender ação penal em trâmite cont...

Veja mais
Campari compra

A fabricante de bebidas italiana Campari anunciou que está comprando 99% da ucraniana CJSC, de vinhos espumantes....

Veja mais
Lançamento da Coca-Cola

Devido à boa receptividade de i9 Hidrotônico sabor limão, a Coca-Cola Brasil lança agora uma ...

Veja mais