Realizada durante a época da colheita das uvas, a vindima, a Fenavinho proporciona aos visitantes a possibilidade de conhecer os locais e métodos de produção no momento de maior atividade das indústrias, uma publicidade que a maioria dos pequenos produtores não teria como bancar. "A feira desperta a curiosidade de conhecer o local onde o vinho é produzido. Muita gente não sabe como a uva é cultivada, e querem ver os parreirais, conhecer os tipos das frutas e entender os processos de fabricação da bebida", explica a secretária municipal de Turismo de Bento Gonçalves, Talise Valduga Vanini.
O turismo relacionado ao vinho, chamado enoturismo, tem grande importância na região. O principal roteiro turístico de Bento Gonçalves, o Vale dos Vinhedos, recebe anualmente 120 mil turistas. Mas a preocupação em receber bem os visitantes está disseminada entre as empresas do setor. Segundo a secretária municipal, cerca de 90% das vinícolas do município apresentam estrutura para receber turistas. Esta preocupação deve-se principalmente ao retorno econômico que eles geram. "Nas vinícolas de pequeno porte, as vendas diretas aos visitantes representam até 25% da comercialização total", informa Talise.
E são as pequenas vinícolas que obtêm mais vantagens com a divulgação realizada pela Fenavinho. Realizada justamente durante a época da vindima, a feira proporciona aos visitantes a possibilidade de conhecer os locais e métodos de produção no momento de maior atividade das indústrias, uma publicidade que a maioria dos pequenos produtores não teria como bancar. "A feira desperta a curiosidade de conhecer o local onde o vinho é produzido. Muita gente não sabe como a uva é cultivada, e querem ver os parreirais, conhecer os tipos das frutas e entender os processos de fabricação da bebida", explica a secretária de turismo.
Essa possibilidade de atrair os turistas explica a predominância das pequenas vinícolas na Fenavinho. Uma pesquisa realizada entre as empresas expositoras revela que 57% delas são consideradas de pequeno porte, apresentando produção inferior a 300 mil litros por ano. Entre elas, está a vinícola Don Giovanni, localizada no distrito de Pinto Bandeira, no interior de Bento Gonçalves. De acordo com André Giovaninni, proprietário da empresa, a venda direta aos visitantes representa cerca de 20% do total da comercialização. "O turismo é uma forma de promoção, pois o cliente que conhece o produto no varejo da vinícola acaba depois procurando o vinho ou espumante que apreciou em outros pontos-de-venda", aponta.
Fabricando 100 mil garrafas de vinhos e espumantes por ano, o que significa em torno de 120 mil litros, a Don Giovanni investe no recebimento de visitantes, mantendo uma pousada com sete apartamentos em meio aos vinhedos. "Incentivar o turismo é essencial na divulgação da qualidade do vinho produzido pelas pequenas vinícolas da região", afirma Giovaninni.
Veículo: Jornal do Comércio - RS