A Fruki, principal marca regional de refrigerantes, pretende fortalecer sua logística para colocar seus produtos com maior agilidade nos mercados consumidores em 2009. A empresa, com sede em Lajeado e que comercializa bebidas apenas no Estado, programa montar dois novos centros de distribuição (CDs), que devem estar prontos para atender à demanda das estações mais quentes, no segundo semestre deste ano. Santo Ângelo ganhará um deles, com investimento de R$ 2,3 milhões e área de 1,5 mil metros quadrados, a ser erguido em terreno de 15 mil metros quadrados já adquirido.
Segundo a direção, devem ser gerados 50 novos empregos diretos e outros 60 indiretos com a operação. Com isso, a indústria melhorará a entrega e capacidade de estocagem para um mercado de 1,2 milhão de consumidores, residentes em 102 municípios. A região responde por 12% do faturamento. O centro situado em Porto Alegre, cuja estrutura de 2,2 mil metros quadrados para armazenagem é considerada insuficiente, deve ser deslocado para outro município da Região Metropolitana, com maior espaço e com aumento no raio de cobertura, alcançando o Vale do Sinos, hoje abastecido pela sede. A Fruki analisa imóveis e deve bater o martelo até março. Outros dois CDs estão em Pelotas e em Osório, no Litoral Norte.
O prazo para operação das novas estruturas é o segundo semestre, já as altas temperaturas respondem pelo dobro do consumo comparado ao inverno. Na área de logística, a empresa também testa a alternativa do modal hidroviário, cuja redução de custo pode chegar a 10%. Um primeiro teste foi feito no final de dezembro passado, com transporte de 400 toneladas de produtos, que ocupariam 13 carretas. A viagem entre o porto de Estrela e o de Pelotas levou 30 horas. Segundo o diretor-presidente, Nelson Eggers, a opção não deve substituir completamente os caminhões e será usada em períodos de maior fluxo de veículos.
"O diferencial de custo não é muito superior ao rodoviário, pois é necessário transbordo de caminhões em Estrela e depois em Pelotas até nosso CD. Mas é uma alternativa com impacto importante ao meio ambiente e para o tráfego", elenca o executivo. Eggers aponta as ações como decisivas para ampliar a presença no mercado, que inclui também o segmento de água mineral, onde atua com a marca Água da Pedra, e de repositores energéticos, onde figura o Frukito.
Veículo: Jornal do Comércio - RS