Branquinhas para todos os gostos

Leia em 1min 30s

Expocachaça deve movimentar R$ 19 milhões em negócios. Produtores vão apresentar seus rótulos e aproveitar o evento para pedir ao governo que os tributos da bebida sejam reduzidos

Doses da pura cachaça artesanal, fabricada de norte a sul do estado, poderão ser degustadas durante a 22ª edição da Expocachaça, que acontece entre 6 e 9 de junho, na Superagro. A bebida produzida em alambiques e envelhecida em tonéis de bálsamo, de carvalho, amburana, jequitibá-rosa será o destaque da exposição, que pode movimentar, segundo os organizadores, até R$ 19 milhões em negócios.

Os produtores prometem aproveitar o encontro para reforçar antigo pleito do setor de redução da carga tributária. Os impostos podem atingir 30% do preço do produto que chega para a apreciação do consumidor. Trajano Raul de Lima, presidente da Associação Mineira dos Produtores de Cachaça de Qualidade (Ampaq), explica que os 100 associados da entidade estão inseridos no mercado formal e por isso receberam o selo de qualidade da associação. No entanto, a informalidade empurrada pelo peso da tributação ainda é um desafio no estado. “É preciso reduzir o ICMS da cachaça artesanal, de 18% para 7%.” Segundo Trajano, o segmento aguarda decisão do Congresso Nacional para que o produto possa voltar a ser inserido no sistema de tributação Simples.

Este ano a Expocachaça acontece em clima de otimismo quanto às exportações, depois de os Estados Unidos terem reconhecido a bebida como produto genuinamente brasileiro. Minas Gerais é líder nacional na produção de cachaça de alambique, com volume anual estimado em cerca de 260 milhões de litros, o que equivale a aproximadamente 60% da produção nacional. Participam da Expocachaça associações, cooperativas, entidades do setor e empresas de insumos, equipamentos e serviços de apoio à produção e comercialização do destilado.



Veículo: Estado de Minas


Veja também

Brinde Industrial

Brinde... O setor de cerveja representa 11% do PIB da indústria de transformação do país, co...

Veja mais
Ambev iniciará construção de fábrica de refrigerantes

A nova linha de produção de refrigerantes da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) em Sete Lago...

Veja mais
Vinhos brancos Salton Volpi da safra 2013 chegam ao mercado

Os varietais Sauvignon Blanc e Gewürztraminer são os primeiros da linha a serem apresentados aos consumidore...

Veja mais
Grupo Petrópolis amplia aportes

O Grupo Petrópolis aumenta os investimentos em marketing em 2013 por meio de patrocínios, açõ...

Veja mais
Johnnie Walker para colecionadores

A marca de uísque Johnnie Walker, da Diageo, lançou edição limitada de embalagens colecion&a...

Veja mais
Edição Especial de Futebol da 88 Old Cesar chega ao Distrito Federal

O lançamento contará com campanha publicitária na capital e cidades satélites A Cereser, tr...

Veja mais
Classe C passa a consumir bebidas mais caras

Uma questão de status Classe C, com renda disponível, passa a consumir bebidas mais caras e desperta o int...

Veja mais
Com IPI menor, venda de refrigerante sobe até 3%

A indústria de refrigerantes ganhou um empurrão ontem, com a retomada da redução da al&iacut...

Veja mais
Fruto do rock

A fabricante de bebidas Bacardi, sediada no Caribe, lançará uma edição especial do seu rum c...

Veja mais