Dos 100 milhões de litros de vinhos finos consumidos no Brasil, 76 milhões são importados. Portugal, que já dominou este mercado, hoje está em terceiro lugar, com exportação anual de 10 milhões de litros, depois de Argentina e Chile, mas quer recuperar o espaço perdido, através de promoções como a realizada, ontem, no Sheraton Hotel, pela Importadora Qualimport, que apresentou vinhos e azeites de quatro vinícolas portuguesas – Herdade do Esporão, Quinta do Crasto, Quinta dos Murças e Taylor’s do Douro – e de uma espanhola, a Freixenet. João Roquette, diretor da Qualimpor, coordenou, antes do evento, uma degustação especial na churrascaria Na Brasa Steak, com cinco vinhos, cujos preços oscilam entre R$ 55,00 e R$ 89,00, um espumante Cordon Negro e um vinho do Porto Taylor’s Ruby Reserva. “O consumo brasileiro de vinho vem crescendo 12% ao ano e isso é muito bom para todos os produtores”, afirmou Diogo Melo e Castro, da Herdade do Esporão. Marco Aurélio Otarão e Cledi Sodré Souza representam os vinhos em Porto Alegre.
Veículo: Jornal do Comércio - RS