O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defendeu a redução da carga tributária incidente sobre os vinhos produzidos por pequenas vinícolas. Ele lamentou as dificuldades dos empresários que não têm acesso ao Simples Nacional. “O consumidor que se depara com uma garrafa no supermercado deve saber que, do valor total do produto, aproximadamente 65% são impostos, tributos e taxas”, afirmou.
Segundo Casildo, mesmo tendo produções pequenas, os vinicultores pagam impostos de “gente grande”, o que torna a atividade extremamente onerosa. O mesmo acontece com os produtores artesanais de cerveja, que são obrigados a pagar tantos tributos quanto as grandes multinacionais. O senador alertou para o fato de que as vinícolas e cervejarias, além de produzirem produtos de qualidade, têm papel importante no desenvolvimento do turismo, atraindo investimentos e novas oportunidades :
“A exemplo do que acontece na França, Portugal, Itália, Chile e Argentina, milhares de turistas viajam para as regiões produtoras, atrás das belas paisagens e de todo o clima que envolve o plantio e processamento das uvas”, disse. O parlamentar defendeu a aprovação do projeto de sua autoria para permitir a inclusão de pequenas vinícolas e cervejarias no Simples. “Esperamos que o Brasil não dê as costas para essa oportunidade, que alia perfeitamente o desenvolvimento econômico e social com preservação do meio ambiente”, concluiu (Ag. Senado).
Veículo: Empresas e Negócios