Marca produzirá Cachaça Saramandaia.
A cachaça mineira Cobiçada de Minas, produzida em São Gonçalo do Bação, distrito de Itabirito, na região Central, estabeleceu uma parceria que promete incrementar os seus negócios. Isso porque a marca se tornou responsável pela produção da cachaça Saramandaia, inspirada em novela homônima exibida pela "TV Globo". A bebida está disponível nas versões ouro e prata, em garrafas de 670 mililitros a 770 mililitros, cujos preços variam de R$ 49,90 a R$ 59,90.
O diretor da cachaça, Lucimar Raimundo Pinto, afirma que a parceria não implica na fabricação de um tipo exclusivo de cachaça. Portanto, se trata apenas de um contrato que permite vincular a trama à Cobiçada de Minas. De acordo com ele, a emissora visitou o alambique em janeiro, chegando a passar por alguns concorrentes no mesmo período. Todavia, o contrato foi primeiro proposto à Cobiçada de Minas, que aceitou prontamente a proposta por identificar nela uma boa oportunidade.
A empresa tem capacidade para produzir anualmente 150 mil litros de cachaça. A média, segundo Raimundo Pinto, ou seja, o que é realmente produzido, se mantém em 80%, ou 120 mil litros. Com a parceria, a expectativa é que a produção se aproxime bem mais da capacidade máxima, o que representa um incremento de aproximadamente 20%. Outros investimentos, em maquinários e na estrutura de fabricação, não foram necessários.
O primeiro lote da cachaça Saramandaia foi de 100 mil litros. Do total, 70% correspondem à cachaça Ouro, envelhecida em carvalho, enquanto e os outros 30% à prata. "O produto envelhecido agrada mais, embora a versão tradicional ainda tenha um público fiel", argumenta. O preço praticado na loja virtual e nas duas lojas físicas da Cobiçada de Minas, do Shopping Estação BH e Mercado Central, é de R$ 34,90 para a garrafa prata de 670 ml. A versão ouro envelhecida há três anos custa R$ 49,90 e a envelhecida há quatro de 700 ml, R$ 59,90. "Sugerimos o mesmo valor para os demais estabelecimentos", diz.
A maior parte da produção da Cobiçada de Minas, 60%, se distribui por Minas Gerais. Outros 20% se destinam ao Norte do país, enquanto o restante se distribui entre os demais estados do país. De acordo com o diretor, a participação ainda é bem tímida no Nordeste e Centro-Oeste brasileiro. A cachaça conta com um total de três centros de distribuição, sendo um deles localizado no Estado e os outros dois no Sul e Norte do Brasil.
Segundo Raimundo Pinto, a parceria com a Globo deve ajudar a fortalecer a marca em outras localidades. A prioridade, conforme o empresário, é São Paulo, devido à dimensão populacional da maior capital do Brasil e o fato de a bebida atrair bastante a população local. "Temos que aproveitar o momento, pois, durante a novela, o apelo certamente será enorme. Porém, temos que ter em mente que o período de exibição da trama será curto", pondera.
Embora não consiga estimar em quanto o faturamento pode crescer com a Saramandaia, a expansão certamente faz parte dos planos da Cobiçada de Minas. Isso porque, a marca já adquiriu uma nova fazenda, também na região de Itabirito, onde já iniciou o processo de tratamento da terra e plantação da cana. Em breve, a empresa planeja investir também em tonéis de armazenamento. Por enquanto, o empresário afirma que não há necessidade de investir em outras áreas do processo produtivo.
Veículo: Diário do Comércio - MG