A Tropical Indústria de Alimentos S/A, detentora da marca Tial, confirmou para este mês, mesmo diante do desaquecimento econômico, o lançamento de duas linhas de produtos: sucos envasados em latas de 335 ml e em embalagens cartonadas de 200 ml. A expectativa é de que, com a ação, a receita bruta da empresa este ano salte 50% na comparação com 2008, passando de R$ 15 milhões para R$ 22,5 milhões no intervalo.
Com os novos produtos, a fábrica vai dobrar a produção mensal, que gira em torno de 1 milhão de litros. Para tanto, o diretor comercial da Tropical, Rogério Botelho, afirmou que não serão necessários investimentos em maquinário ou novas tecnologias. "A indústria, que opera em um turno, passará a funcionar em dois períodos e atingirá 100% da capacidade instalada", explicou mas não descartou a expansão da planta nos próximos anos.
Controlada pela Rio Branco Alimentos S/A (Pif Paf Alimentos), a Tropical está instalada em Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata mineira, a 280 quilômetros de Belo Horizonte, em uma planta com 10 mil metros quadrados em uma área de 17 mil metros quadrados.
Também para atender ao aumento da linha de produtos, a empresa irá passar de 100 para 130 o número de postos de trabalho gerados. O número de empregos indiretos não foi mensurado. "O envasamento das latas é terceirizado", explicou.
Embarques - A escalada da moeda norte-americana, que beneficia as exportações, estimulou a Tropical a manter em 10% a quantidade de produtos destinados ao mercado externo. Botelho ressaltou que, como a industrialização dos sucos irá dobrar, o volume embarcado sofrerá acréscimo 100%", afirmou sem revelar números.
Sobre o desaquecimento econômico, Botelho garantiu que não está receoso. "Acredito que o setor de alimentos será o último a ser penalizado. Além disso, se entrar, ele será o primeiro a sair", disse. A razão para o otimismo parte do pressuposto de que, com a escassez do crédito e as incertezas do cenário atual, o consumidor migre as intenções de compra dos bens duráveis para os semiduráveis, categoria na qual se encaixam os produtos desenvolvidos pela Tropical.
A chegada dos novos produtos às prateleiras estava prevista para o segundo semestre de 2008. No entanto, por questões administrativas, os prazos não puderam ser cumpridos. "Inserir produtos alimentícios no mercado requer diversas autorizações dos órgãos competentes. Por isso, é comum que os prazos sejam extrapolados", justificou Botelho.
Ainda de acordo com ele, com os lançamentos a empresa espera aumentar a capilaridade da marca e passar de 12 para 50 o número de distribuidores no país. "As latas de 335 ml têm melhor aceitação em estabelecimentos menores", explicou. Segundo ele, o pequeno varejista dá preferência a este tipo de embalagem pelo fato de as garrafas de vidro de 300 ml apresentarem custo final maior.
A marca Tial é distribuída nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil. Na avaliação de Botelho, as novas linhas permitirão que os produtos atinjam as demais regiões. "Nossos sucos estão em aproximadamente 5 mil pontos-de-venda. Em contrapartida, os produtos da Pif Paf estão em 28 mil locais. Isso significa que temos, no mínimo, 23 mil unidades varejistas em potencial para inserir a marca", apostou. O mix é composto por 55 produtos.
Veículo: Diário do Comércio - MG