Tropical investe em lançamento de produtos

Leia em 3min

A Tropical Indústria de Alimentos S/A, detentora da marca Tial, confirmou para este mês, mesmo diante do desaquecimento econômico, o lançamento de duas linhas de produtos: sucos envasados em latas de 335 ml e em embalagens cartonadas de 200 ml. A expectativa é de que, com a ação, a receita bruta da empresa este ano salte 50% na comparação com 2008, passando de R$ 15 milhões para R$ 22,5 milhões no intervalo.

 

Com os novos produtos, a fábrica vai dobrar a produção mensal, que gira em torno de 1 milhão de litros. Para tanto, o diretor comercial da Tropical, Rogério Botelho, afirmou que não serão necessários investimentos em maquinário ou novas tecnologias. "A indústria, que opera em um turno, passará a funcionar em dois períodos e atingirá 100% da capacidade instalada", explicou mas não descartou a expansão da planta nos próximos anos.

 

Controlada pela Rio Branco Alimentos S/A (Pif Paf Alimentos), a Tropical está instalada em Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata mineira, a 280 quilômetros de Belo Horizonte, em uma planta com 10 mil metros quadrados em uma área de 17 mil metros quadrados.

 

Também para atender ao aumento da linha de produtos, a empresa irá passar de 100 para 130 o número de postos de trabalho gerados. O número de empregos indiretos não foi mensurado. "O envasamento das latas é terceirizado", explicou.

 

Embarques - A escalada da moeda norte-americana, que beneficia as exportações, estimulou a Tropical a manter em 10% a quantidade de produtos destinados ao mercado externo. Botelho ressaltou que, como a industrialização dos sucos irá dobrar, o volume embarcado sofrerá acréscimo 100%", afirmou sem revelar números.

 

Sobre o desaquecimento econômico, Botelho garantiu que não está receoso. "Acredito que o setor de alimentos será o último a ser penalizado. Além disso, se entrar, ele será o primeiro a sair", disse. A razão para o otimismo parte do pressuposto de que, com a escassez do crédito e as incertezas do cenário atual, o consumidor migre as intenções de compra dos bens duráveis para os semiduráveis, categoria na qual se encaixam os produtos desenvolvidos pela Tropical.

 

A chegada dos novos produtos às prateleiras estava prevista para o segundo semestre de 2008. No entanto, por questões administrativas, os prazos não puderam ser cumpridos. "Inserir produtos alimentícios no mercado requer diversas autorizações dos órgãos competentes. Por isso, é comum que os prazos sejam extrapolados", justificou Botelho.

 

Ainda de acordo com ele, com os lançamentos a empresa espera aumentar a capilaridade da marca e passar de 12 para 50 o número de distribuidores no país. "As latas de 335 ml têm melhor aceitação em estabelecimentos menores", explicou. Segundo ele, o pequeno varejista dá preferência a este tipo de embalagem pelo fato de as garrafas de vidro de 300 ml apresentarem custo final maior.

 

A marca Tial é distribuída nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil. Na avaliação de Botelho, as novas linhas permitirão que os produtos atinjam as demais regiões. "Nossos sucos estão em aproximadamente 5 mil pontos-de-venda. Em contrapartida, os produtos da Pif Paf estão em 28 mil locais. Isso significa que temos, no mínimo, 23 mil unidades varejistas em potencial para inserir a marca", apostou. O mix é composto por 55 produtos.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Cerveja com baixo consumo

Após cinco anos de alta significativa, as vendas de cerveja voltaram a estagnar no Brasil. A estimativa é ...

Veja mais
Ambev, Femsa, Schincariol atentas a vendas estagnadas

Após cinco anos de crescimento significativo, as vendas de cerveja voltaram a estagnar no Brasil. A estimativa &e...

Veja mais
AB InBev em Nova York

A Anheuser-Busch InBev NV, a cervejaria que produz as marcas Budweiser e Stella Artois, informou nesta quinta-feira que ...

Veja mais
Crise reduz consumo de cerveja

Estimativa indica que as vendas em 2008 ficaram nos mesmos 10,4 bilhões de litros do ano anterior Após...

Veja mais
ABInBev e Carlsberg ajustam operações

A Anheuser-Busch InBev informou ontem que planeja abrir um escritório na cidade de Nova York, possivelmente reduz...

Veja mais
Maiores fabricantes globais de cerveja começam a reduzir produção e demitir

O consumo menor de cerveja já é sentido em várias partes do mundo, e as grandes fabricantes come&cc...

Veja mais
Com vendas estagnadas, cervejarias já reveem planos

AmBev vai deixar de pagar bônus a executivos e engavetou projeto de fábrica no Nordeste   Apó...

Veja mais
Bebidas

A Consultoria Geral da União (CGU), em nota técnica, concluiu que a Medida Provisória (MP) 436/08 b...

Veja mais
Cervejaria AB-InBev já tem interessados na compra de seus ativos

Começam a se formar filas de interessados em comprar ativos de mais de US$ 7 bilhões que estão send...

Veja mais