100 uísques em um

Leia em 4min 40s

Os segredos do Royal Salute Hundred Cask Selection, o exclusivíssimo resultado da mistura de outros 100 uísques

 

AO ABRIR A GARRAFA, os aromas de frutas cítricas, leite e chocolate entorpecem o olfato. De cor dourada, como se prenunciasse que ali dentro há ouro em sua forma líquida, ele deixa qualquer que seja o conosseur de olhos vidrados. O paladar entra em estado de excitação ao primeiro gole, quando os suaves sabores de laranja e de maçã, que se dissolvem em uma textura licorosa e levemente gaseificada, são percebidos. É possível que ao degustar o Hundred Cask, da Royal Salute, um dos mais exclusivos uísques do mundo, o apreciador não perceba todas as suas nuances com tanta intensidade. Afinal, como esse blend é produzido com a mistura de 100 uísques, seus segredos são revelados aos poucos, de gole em gole. A rigor, esse mistério etílico é a tática usada pela tradicional destilaria escocesa Chivas, a dona da marca e de outros rótulos consagrados como Ballantine's, para vender exclusividade. Uma exclusividade, é bom frisar, renovada ano a ano desde 2003 e pela primeira vez vendida no Brasil.

 

Das 30 mil garrafas que foram produzidas e embaladas na Escócia, 200 delas desembarcaram em solo nacional e estão à venda nas prateleiras por R$ 1,5 mil. "Quem conhece uísque sabe que o Royal Salute é excelente. Além do mais, o Hundred Cask foi criado pessoalmente por Colin Scott, que é o papa do mundo do uísque", aponta Claive Vidiz, presidente da Associação Brasileira dos Colecionadores de Whisky e o maior colecionador de uísque escocês do mundo.

 

O fato de o Brasil estar entre os países emergentes, junto à Rússia, Índia e China, foi decisivo para que os escoceses passassem a incluir o País na rota de vendas de seus produtos de luxo. De acordo com um artigo publicado na revista americana Business Week, foi graças a estes países que o uísque escocês se tornou uma das bebidas alcoólicas cujas vendas mais crescem no mundo. Enquanto o mundo bebe aproximadamente 2,1 bilhões de litros a cada ano, os brasileiros consomem 39,6 milhões de litros e movimentam R$ 350 milhões - um mercado que cresce 8% ao ano. Obviamente, as edições especiais não fazem nem cócegas quando os números absolutos da indústria são analisados. Elas têm, entretanto, outra missão: "Estas edições especiais valorizam a marca e chamam o consumidor para outros produtos de preço mais acessível da mesma empresa", explica José Roberto Martins da consultoria de marcas Global Brands. Ou seja, para a Chivas Brothers, lançar um Royal Salute Hundred Cask pode significar mais vendas de Chivas e Ballantine's para os brasileiros.
 
 

O alquimista do uísque

 

O escocês Colin Scott, de 58 anos, é um dos papas do uísque e trabalha criando os blends mais exclusivos do mundo há mais de 30 anos. Dono de uma carreira meteórica, ele é hoje o Master Blender da Chivas Brothers. Isso quer dizer que é ele quem define a fórmula dos uísques da destilaria e o modo como eles serão produzidos. Sua profissão exige talento e um olfato apurado, pois todas as misturas são percebidas e selecionadas por meio dos aromas, e não pela degustação. Acompanhe a entrevista exclusiva à DINHEIRO:

 

DINHEIRO - Como você entrou para a Chivas Brothers?
COLIN SCOTT - Eu entrei para a Chivas Brothers em 1973 (aos 23 anos), na seção de produção de garrafas e comecei a me interessar pela qualidade, tanto da embalagem quanto do destilado. Esse interesse logo me levou a ser transferido para a seção de blending, que controla a qualidade e a consistência do uísque.

 

DINHEIRO - Como se tornou um Master Blender?
SCOTT - Meu pai e meu avô trabalharam na indústria do uísque na Escócia, é algo que faz parte da história da minha família. Mesmo assim, leva tempo para se tornar Master Blender e eu trabalhei muitos anos com o Master Blender antigo da Chivas para aprender todas as tradições da destilaria e todos os estágios de produção. É um processo que leva tempo e ainda estou aprendendo.

 

DINHEIRO - Como surgem as ideias para novos uísques?
SCOTT - Novos uísques dependem do inventário de uísques que a destilaria possui. Nós temos uma reserva de alguns dos melhores e mais velhos uísques (O Hundred Cask foi criado a partir de uísques envelhecidos por até 40 anos). Isto nos permite desenvolver novas bebidas.

 

DINHEIRO - O que é especial no Royal Salute Hundred Cask Selection?
SCOTT - Cada lote de Royal Salute Hundred Cask Selection é feito de uma mistura de 100 outros uísques de idades diferentes, sendo que o mínimo é de 21 anos, todos selecionados por mim. Após a escolha, os uísques são misturados e colocados novamente em barris de carvalhos por alguns meses para um período de maturação antes de serem engarrafados. A escolha manual e o repouso em barris de carvalho garantem um toque diferenciado. Lançamos o Hundred Cask apenas uma ou duas vezes por ano.

 

DINHEIRO - Quais os principais mercados do Royal Salute?
SCOTT - Ásia, principalmente China, Coréia e Taiwan e outros mercados na Europa e os países emergentes. No Brasil, vendemos bem o Chivas Regal e o Ballantine's. Esperamos que o Royal Salute tenha o mesmo sucesso.

 


Veículo: Revista Isto É Dinheiro


Veja também

Pernod vende marca

A fabricante de bebidas francesa Pernod Ricard concordou em vender sua marca de gin Lubuski para a Vinpol, uma unidade d...

Veja mais
Cerveja com baixo consumo

Após cinco anos de alta significativa, as vendas de cerveja voltaram a estagnar no Brasil. A estimativa é ...

Veja mais
Tropical investe em lançamento de produtos

A Tropical Indústria de Alimentos S/A, detentora da marca Tial, confirmou para este mês, mesmo diante do de...

Veja mais
Ambev, Femsa, Schincariol atentas a vendas estagnadas

Após cinco anos de crescimento significativo, as vendas de cerveja voltaram a estagnar no Brasil. A estimativa &e...

Veja mais
AB InBev em Nova York

A Anheuser-Busch InBev NV, a cervejaria que produz as marcas Budweiser e Stella Artois, informou nesta quinta-feira que ...

Veja mais
Crise reduz consumo de cerveja

Estimativa indica que as vendas em 2008 ficaram nos mesmos 10,4 bilhões de litros do ano anterior Após...

Veja mais
ABInBev e Carlsberg ajustam operações

A Anheuser-Busch InBev informou ontem que planeja abrir um escritório na cidade de Nova York, possivelmente reduz...

Veja mais
Maiores fabricantes globais de cerveja começam a reduzir produção e demitir

O consumo menor de cerveja já é sentido em várias partes do mundo, e as grandes fabricantes come&cc...

Veja mais
Com vendas estagnadas, cervejarias já reveem planos

AmBev vai deixar de pagar bônus a executivos e engavetou projeto de fábrica no Nordeste   Apó...

Veja mais