Coca-Cola Femsa compra Spaipa por US$ 1,85 bilhão

Leia em 2min

A fabricante de bebidas Spaipa tem sede em Curitiba e atende 399 cidades do Paraná e 336 em São Paulo.

A Coca-Cola Femsa anunciou neste sábado (dia 31) a aquisição de 100% do controle acionário da Spaipa S.A. Indústria Brasileira de Bebidas, pelo montante de US$ 1,85 bilhão. Para o negócio ser concluído, porém, é necessário que haja aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A fabricante de bebidas Spaipa tem sede em Curitiba e atende 399 cidades do Paraná e 336 em São Paulo. A empresa possui duas fábricas em cada Estado - Curitiba, Maringá (PR), Marília e Bauru (SP). Ela conta com sete centros de distribuição, 6 mil funcionários e 445 caminhões para atender 116 mil pontos de venda e 17,2 milhões de consumidores. Em 2012, a Spaipa vendeu 236 milhões de caixas unitárias de bebidas, gerando uma receita líquida de cerca de US$ 929 milhões. A empresa foi fundada em 1946, com o nome de Paraná Refrigerantes. Em 1995, incorporou os territórios de outras duas engarrafadoras de Coca-Cola que atuavam no interior paulista - Rio Preto Refrigerantes S/A e Bauru Refrigerantes Ltda.

Para o presidente da Coca-Cola Femsa Brasil, José Ramón Martínez a compra das operações da Spaipa traz boas possibilidades de crescimento para a companhia. "Há uma grande complementaridade entre os territórios da Coca-Cola Femsa Brasil e os que pertencem a Spaipa. Isso nos permitirá ganhos logísticos e maior eficiência no atendimento de nossos clientes", afirmou em nota distribuída à imprensa.

Com a aquisição, a Coca-Cola Femsa Brasil amplia a sua capacidade produtiva no País, que passa de 680 milhões para mais de 1,1 bilhão de caixas unitárias por ano. O número de colaboradores diretos crescerá cerca de 40% e o total de consumidores atendidos passa de quase 50 milhões para 66 milhões. Esta foi a segunda compra anunciada em três meses. Em junho, a empresa adquiriu a Companhia Fluminense de Refrigerantes, engarrafadora com atuação em parte dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O valor total da transação foi de US$ 448 milhões.

A Coca-Cola Femsa produz e distribui Coca-Cola, Fanta, Sprite, Del Valle, e outras bebidas de marca da The Coca-Cola Company no México, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Brasil, Argentina e Filipinas, juntamente com a água engarrafada, sucos, chás, isotônicos, cerveja e outras bebidas em alguns desses territórios.



Veículo: Estado de Minas


Veja também

Coca-Cola compra Spaipa por R$ 1,8 bi

A Coca-Cola Femsa anunciou a aquisição de 100% do controle acionário da Spaipa S.A. Indústri...

Veja mais
Microcervejeiros lutam por tributação diferenciada

Por produzir bebida alcoólica, empreendedores não são contemplados pelo Simples Nacional, regime di...

Veja mais
Vendas anuais da Pernod Ricard no Brasil caem 7%

As vendas no Brasil do grupo francês Pernod Ricard, segundo maior fabricante mundial de bebidas alcoólicas,...

Veja mais
Dono da cachaça Havana vai lançar nova marca de aguardente mais barata

Adeptos de uma boa cachaça devem ganhar mais um produto ainda este ano. É que o proprietário da cac...

Veja mais
Vinhos importados ficam 10% mais caros

A valorização de 20% do dólar em relação ao real, neste ano, começa aos poucos...

Veja mais
Vinícola Salton comemora 103 anos de tradição

Neste mês, a Vinícola Salton completa 103 anos de tradição, conquistas, descobertas e sucesso...

Veja mais
Fruki inaugura novo Centro de Distribuição em Canoas

A Bebidas Fruki S/A inaugurou oficialmente ontem (27) seu mais novo empreendimento, o Centro de Distribuiçã...

Veja mais
Fabricantes da tradicional cachaça querem transformar o produto em premium

Com o consumo em queda, fabricantes do tradicional destilado brasileiro, como Diageo, Campari, Tatuzinho e Pitú, ...

Veja mais
Femsa conclui aquisição da CFR no Brasil

A mexicana Coca-Cola Femsa, maior engarrafadora da Coca-Cola no mundo, informou que concluiu a aquisição d...

Veja mais