Neste mês, a Vinícola Salton completa 103 anos de tradição, conquistas, descobertas e sucesso, marcados por grandes acontecimentos históricos e que renderam à empresa o reconhecimento e referência de mercado nacional na categoria de espumantes e premiações de vinhos. Neste ano a empresa apresentou ao mercado vários lançamentos, dentre eles uma homenagem ao primogênito da família que foi o responsável pela fundação da vinícola em 1910, o vinho tinto fino Paulo Salton, segundo produto do Projeto Gerações e o vinho Salton Talento safra 2009, vinho que faz parte dos produtos tops da empresa.
A empresa 100% brasileira também lançou, durante este ano, a linha Salton Intenso com seis produtos voltados para o mercado nacional e quatro para o mercado internacional. A Linha Volpi ganhou dois produtos da safra 2013 com as variedades Sauvignon Blanc e Gewürztraminer e o vinho branco demi-sec Salton da Flowers ganhou uma linha, agora com mais uma opção de vinho branco seco, e dois vinhos tintos: Flowers Cabernet Sauvignon e Merlot seco e o Flowers Cabernet Sauvignon e Merlot suave.
Além da terceira edição do vinho Salton Gamay - uma bebida leve, com pouca intensidade colorante e uma pequena quantidade de taninos, com rótulo exclusivo, desenvolvido pelo artista plástico Victor Hugo Porto. Apresentou ainda os vinhos Salton Classic Trivarietal Tinto Suave, elaborado com as uvas Cabernet Franc, Merlot, Ancelotta e o Vinho Salton Classic Trivarietal Tinto Seco, com uvas Cabernet Franc, Malbec, Tannat, ambos da Linha Classic da safra 2012.
Retomando a história, Daniel Salton, presidente da vinícola, conta que a Família Salton foi uma das primeiras a chegar ao Rio Grande do Sul, em 1878. Antonio Domenico Salton, o patriarca da família, trouxe mudas de vinhas da Itália que tiveram uma adaptação muito boa ao clima brasileiro. O vinho elaborado era consumido em parte pela família e comercializado em sua Casa di Pasto. "A história centenária da Salton foi marcada por crises e dificuldades, mas hoje temos o colhemos os frutos de todos os esforços.", ressalta o presidente.
Em 1910, Paulo herdou o empreendimento da família, que passou a chamar-se "Paulo Salton - Armazéns Gerais". Com a entrada dos irmãos na sociedade, a convite de Paulo, a empresa muda sua denominação para "Paulo Salton & Irmãos", onde se dedicaram exclusivamente à cultura de uvas e à elaboração de vinhos, espumantes e vermutes.
Ao longo destes anos, muitos acontecimentos marcaram a história da vinícola, um dos principais ocorreu em junho de 2004, quando a vinícola transferiu-se do centro da cidade de Bento Gonçalves - prédio que é mantido até hoje - e passou a funcionar em sua nova unidade, numa área repleta de belezas naturais, no distrito de Tuiuty. Desde então, a preocupação com a qualidade da matéria-prima e o investimento em pesquisa e no manejo agrícola, sintonizado com a elaboração de uvas de excelência, é para a Salton, parte fundamental para o resultado final de seus produtos. Atualmente, a Salton está presente nas principais regiões produtoras do Rio Grande Sul e busca explorar os benefícios de cada terroir nas uvas utilizadas para a elaboração de seus vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva.
Sobre a Vinícola Salton
A Vinícola Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas do Brasil, sendo referência na elaboração de espumantes e frisantes no mercado nacional e responsável por alguns dos vinhos mais premiados do País. Com unidade localizada no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves/RS, e uma em São Paulo, a Salton espera receber cerca de 90 mil visitantes para este ano. Centenária e 100% brasileira, a empresa elabora vinhos, espumantes, frisantes e suco de uva. Além disso, a categoria dos produtos da Salton é atestada pelas mais de 200 medalhas já conquistadas em premiações nacionais e internacionais de renome tais como a The International Wine and Competition (Inglaterra), a Challenge International Du Vin (França), a San Francisco International Wine (EUA), entre muitas outras.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Salton