A cachaça é o 3º destilado mais consumido no mundo e é considerada, por decreto federal, produto cultural do País. No Brasil se produz 1,4 bilhão de litros de cachaça por ano. Existem mais de 40.000 mil produtores, sendo que 98% são de pequenos e microempresários, gerando 600 mil empregos diretos. Com números tão expressivos, o mercado, de fato, é promissor. De acordo com o Centro Brasileiro de Referência da Cachaça (CBRC), o setor movimenta anualmente cerca de R$ 7 bilhões em sua cadeia produtiva.
E para fortalecer o mercado, a entidade organiza até domingo no "mercadão", no centro da cidade de São Paulo, a 23ª Expocachaça, evento da maior feira do agronegócio da bebida no Brasil, em conjunto com a 7ª Edição da Brasilbier, evento da cerveja artesanal que será realizado pela primeira vez no local. Quem for à feira poderá degustar mais de 100 marcas de cachaças brancas e envelhecidas, entre licores e outros produtos.
O evento traz produtores de diversas regiões, oferecendo degustação para os apreciadores dos dois produtos. A expectativa dos organizadores é que gerem negócios na casa de 1,5 milhão de reais no varejo e aumentem em mais de 400% a comercialização dos mais de 20 expositores de bebidas do mercadão. Segundo a CBRC, no ano de 2012, os bares e restaurantes foram responsáveis por aproximadamente 70% do consumo do produto, e 30% coube aos demais pontos de vendas. São setores da economia que de fato, ajudam alavancar o crescimento do mercado de cachaça no Brasil.
O estado de São Paulo ocupa a liderança na produção de cachaça em todo o País, sendo responsável por 45% de produtores. Já os estados de Pernambuco e Ceará detêm quase toda a produção de cachaça industrial ou de coluna brasileira. Na produção de cachaça de alambique, Minas Gerais detém 60% da produção nacional, que gira em torno de 500 milhões de litros ano, com aproximadamente 9 mil alambiques, sendo 30% da produção nacional, que gira em torno de um bilhão e 400 milhões de litros por ano. No Brasil são consumidos cerca de 11,5 litros de cachaça por habitante anualmente, sendo que o País exporta apenas 1% de sua produção.
Centenas de marcas ocupam vitrines no Brasil e exterior, um produto tão importante, que os Estados Unidos reconheceram em 2012, a cachaça como bebida "genuinamente brasileira", abrindo o reconhecimento em todas as alfândegas do mundo. "Estamos vivendo um momento propício para conseguir avançar com esse quadro de exportações e divulgar melhor nosso produto. A Copa do Mundo e as Olimpíadas que vamos receber, por exemplo, são oportunidades únicas de conseguir mostrar ao mundo o valor da bebida feita aqui no País. A Expocachaça vem cumprindo um importante papel nesta promoção, divulgação e comercialização da bebida nos seus 16 anos e 23 edições, sendo sua presença no mercado mais charmoso e referência gastronômica do Brasil um casamento de sucesso," afirma o diretor de marketing da Expocachaça, José Lúcio Mendes. O Sebrae Nacional - um dos patrocinadores do evento e responsável pela participação de 10 produtores de estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, entre outros - irá realizar rodadas de negócios para os expositores.
Também estarão presentes produtores de cervejas artesanais que fazem parte de um mercado que cresce muito rápido no Brasil e que conta hoje com uma fatia de 1% do mercado cervejeiro. Uma das maiores microcervejarias do País, localizada em Belo Horizonte, lançará as cervejas da marca Áustria no mercado de São Paulo. Fundada em 1997, a marca é conhecida pela qualidade de suas cervejas. A intenção da feira é virar referência no Brasil na comercialização desses produtos.
Veículo: DCI