Mercado de cachaças se destaca entre os destilados

Leia em 3min 10s

A cachaça é o 3º destilado mais consumido no mundo e é considerada, por decreto federal, produto cultural do País. No Brasil se produz 1,4 bilhão de litros de cachaça por ano. Existem mais de 40.000 mil produtores, sendo que 98% são de pequenos e microempresários, gerando 600 mil empregos diretos. Com números tão expressivos, o mercado, de fato, é promissor. De acordo com o Centro Brasileiro de Referência da Cachaça (CBRC), o setor movimenta anualmente cerca de R$ 7 bilhões em sua cadeia produtiva.

E para fortalecer o mercado, a entidade organiza até domingo no "mercadão", no centro da cidade de São Paulo, a 23ª Expocachaça, evento da maior feira do agronegócio da bebida no Brasil, em conjunto com a 7ª Edição da Brasilbier, evento da cerveja artesanal que será realizado pela primeira vez no local. Quem for à feira poderá degustar mais de 100 marcas de cachaças brancas e envelhecidas, entre licores e outros produtos.

O evento traz produtores de diversas regiões, oferecendo degustação para os apreciadores dos dois produtos. A expectativa dos organizadores é que gerem negócios na casa de 1,5 milhão de reais no varejo e aumentem em mais de 400% a comercialização dos mais de 20 expositores de bebidas do mercadão. Segundo a CBRC, no ano de 2012, os bares e restaurantes foram responsáveis por aproximadamente 70% do consumo do produto, e 30% coube aos demais pontos de vendas. São setores da economia que de fato, ajudam alavancar o crescimento do mercado de cachaça no Brasil.

O estado de São Paulo ocupa a liderança na produção de cachaça em todo o País, sendo responsável por 45% de produtores. Já os estados de Pernambuco  e Ceará detêm quase toda a produção de cachaça industrial ou de coluna brasileira. Na produção de cachaça de alambique, Minas Gerais detém 60% da produção nacional, que gira em torno de 500 milhões de litros ano, com aproximadamente 9 mil alambiques, sendo 30% da produção nacional, que gira em torno de um bilhão e 400 milhões de litros por ano. No Brasil são consumidos cerca de 11,5 litros de cachaça por habitante anualmente, sendo que o País exporta apenas 1% de sua produção.

Centenas de marcas ocupam vitrines no Brasil e exterior, um produto tão importante, que os Estados Unidos reconheceram em 2012, a cachaça como bebida "genuinamente brasileira", abrindo o reconhecimento em todas as alfândegas do mundo. "Estamos vivendo um momento propício para conseguir avançar com esse quadro de exportações e divulgar melhor nosso produto. A Copa do Mundo e as Olimpíadas que vamos receber, por exemplo, são oportunidades únicas de conseguir mostrar ao mundo o valor da bebida feita aqui no País. A Expocachaça vem cumprindo um importante papel nesta promoção, divulgação e comercialização da bebida nos seus 16 anos e 23 edições, sendo sua presença no mercado mais charmoso e referência gastronômica do Brasil um casamento de sucesso," afirma o diretor de marketing da Expocachaça, José Lúcio Mendes. O Sebrae Nacional - um dos patrocinadores do evento e responsável pela participação de 10 produtores de estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, entre outros - irá realizar rodadas de negócios para os expositores.

Também estarão presentes produtores de cervejas artesanais que fazem parte de um mercado que cresce muito rápido no Brasil e que conta hoje com uma fatia de 1% do mercado cervejeiro. Uma das maiores microcervejarias do País, localizada em Belo Horizonte, lançará as cervejas da marca Áustria no mercado de São Paulo. Fundada em 1997, a marca é conhecida pela qualidade de suas cervejas. A intenção da feira é virar referência no Brasil na comercialização desses produtos.




Veículo: DCI


Veja também

Receita Federal altera normas para bebidas

A Receita Federal alterou a regulamentação sobre a instalação de equipamentos contadores de ...

Veja mais
Glaxo negocia a venda de ativos para a Suntory

A GlaxoSmithKline (GSK) está em negociações avançadas para vender a Lucozade e a Ribena &agr...

Veja mais
Dama Bier lança rótulos que representam os quatro elementos

A Dama Bier lança o Programa Single Hop. Consiste em um kit com quatro cervejas, todas do tipo Indian Pale Ale, p...

Veja mais
Coca-Cola Femsa está aberta a mais aquisições após Spaipa

A engarrafadora mexicana Coca-Cola Femsa está aberta a mais aquisições após a compra da bras...

Veja mais
Melitta amplia linha Wake de bebidas prontas

Um ano e meio depois de lançar a bebida pronta à base de café Wake, a Melitta lança Wake Xtr...

Veja mais
Por que a Ambev é a Empresa do Ano

Em um momento de arrumação da casa para a economia brasileira, a cervejaria teve o maior lucro de sua hist...

Veja mais
Importadora busca nova imagem para caipirinha de grappa

Caipirinha de grappa, já ouviu falar? Não? Normal, quase ninguém conhece. A grapparinha, como est&a...

Veja mais
Produção de cerveja segue em baixa na comparação anual

O comportamento se repete na produção física de refrigerantesA produção física...

Veja mais
Grupo Petrópolis vende de refrigerantes até o excedente de energia de suas fábricas

Para diversificar sua receita, o grupo Petrópolis vende de refrigerantes até o excedente de energia de sua...

Veja mais