Os frutos dos investimentos recordes realizados pela Ambev nos últimos três anos, que alcançam a casa dos R$ 7 bilhões, no Brasil devem se consolidar a médio prazo, de acordo com o vice-presidente de vendas da companhia, Alexandre Medicis. Só este ano serão gastos R$ 3 bilhões para expansão da participação da companhia no mercado nacional, com investimentos pesados na construção e ampliação de fábricas, assim como na área de marketing, aproveitando a chegada da Copa do Mundo.
Segundo o diretor de comunicação da Ambev, Alexandre Loures, a Copa das Confederações serviu como teste para a companhia antever a movimentação dentro dos estádios no ano que vem e construir uma estratégia acertada de atuação. "Somos um dos patrocinadores oficiais da Copa do Mundo no Brasil. Neste período, aproveitaremos para fortalecer a imagem da Budweiser e da Brahma", afirma Loures. A permissão para o consumo de bebidas alcoólicas dentro dos estádios, atrelada ao patrocínio oficial da Ambev, devem impulsionar as vendas da marca.
Entretanto, a confiança sustentada pelos executivos da companhia não esconde as dificuldades enfrentadas pelo setor de bebidas neste ano - principalmente os segmentos de cerveja e refrigerante. Durante visita à bares da cidade de São Paulo, na última sexta-feira, para divulgar a importância do consumo consciente de bebidas alcoólicas, Medicis afirmou que 2013 tem sido um ano difícil.
"Estamos enfrentando um ano duro, sofrendo principalmente com o impacto do dólar. No entanto, percebemos as dificuldades e estamos conseguindo adaptar nossas estruturas", explicou. Em relação ao futuro, o executivo afirmou que a companhia não tem planos para adquirir novas marcas de cervejas premium e sim consolidar as já existentes, investindo apenas em variantes. Outras apostas da Ambev estão na promoção da Skol Profissa (cerveja para profissionais) e na linha de energéticos. Segundo Medicis, a companhia vê um grande espaço nesta área, visto que o segmento está em expansão.
Veículo: DCI