Salinas desenvolve produto para público jovem

Leia em 2min 10s

Bebida ideal para a elaboração de drinques com frutas demandou um trabalho de pesquisa de quase dois anos.

Mesmo entre os produtos artesanais e tradicionais, a inovação se faz necessária para a conquista de novos mercados. Mirando um público cada vez mais bem informado e exigente, o Grupo Salinas, detentor das marcas de cachaça Salinas e Lua Nova, lançou em julho, durante a Expo Cachaça, em Belo Horizonte, a Salinas Mix.

De acordo com o diretor comercial do grupo, Thiago Medrado, a opção pelo lançamento de um produto multidestilado veio ao encontro de um público que demanda um produto mais suave e melhor harmonização. "Foram quase dois anos de desenvolvimento para chegarmos a um produto ideal para drinques com frutas. A cachaça tradicional tem um sabor muito forte que, muitas vezes, se sobrepõe ao da fruta. O público pedia uma bebida que não deixasse de lado o sabor característico, mas que oferecesse mais oportunidades de combinação", explica Medrado.

O crescimento do consumo entre as mulheres e os mais jovens tem ditado novas tendências para o mercado. Para o empresário, o sucesso da Salinas está intimamente ligado à capacidade de detectar esse novo cenário e trabalhar em cima dele sem deixar de ser a Salinas. "Aquele tabu de ligar o consumo da cachaça à vulgaridade já foi vencido. As mulheres hoje bebem com muita propriedade, elas conhecem o produto que consome. As empresas que não perceberem esse fato terão problemas em um futuro muito próximo", alerta do diretor.

5% da produção, de 7 mil litros diários fabricados, são exportados, especialmente para os Estados Unidos, Alemanha e República Tcheca. Entretanto, é o mercado interno a grande aposta da empresa, que tem sede na cidade de Salinas, no Vale do Jequitinhonha. Em 2014, os estrangeiros-alvo vão estar no Brasil para os jogos da Copa do Mundo Fifa. De olho nos visitantes, serão lançados sabores mais suaves e projetos especiais de embalagens e rótulos. Novos produtos como os licores artesanais também estão no planejamento.

Desde 2008 toda a produção da cachaça é feita pela Salinas. Parte da matéria-prima é produzida pelo próprio grupo. A equipe de 35 pessoas é acrescida de outras 50 na época da safra.

Sem reclamar das vendas, que em Minas Gerais devem crescer 7% em 2013 em relação ao ano anterior, e no resto do Brasil 15% no mesmo período, Medrado aponta como maiores dificuldades a carga tributária e a concorrência desleal de empresas clandestinas. "Concorrer com os clandestinos, pagando uma carga tributária de 45% sobre o faturado, é desonroso. Precisamos de mais vontade política para resolver essa situação."




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Villa Francioni lança primeiro espumante produzido por método tradicional

Após um processo rigoroso, a vinícola Villa Francioni, de São Joaquim, lança o primeiro espu...

Veja mais
Marca francesa lança vinho com sabor Coca-Cola

O rótulo traz 75% de vinho e 25% de uma mistura com o refrigerantePara alguns, um sacrilégio. Para outros,...

Veja mais
Sem crise, mercado de água engarrafada aumenta 10%

Desaceleração da economia, protestos na rua que fecharam as portas do comércio, alta do dóla...

Veja mais
Maguary lança sucos concentrados com sabores regionais brasileiros

Pitanga, graviola, cupuaçu, tamarindo e acerola são os novos sabores dos sucos concentrados que a Maguary,...

Veja mais
Comissão de Agricultura aprova proposta que regulamenta produção de cachaça

A cachaça só pode receber essa denominação se o seu teor alcoólico ficar entre 38% e ...

Veja mais
Coca-Cola Femsa continua com sede de aquisições no Brasil

A Coca-Cola Femsa Brasil, joint venture entre a Coca-Cola e a varejista mexicana e engarrafadora Femsa, já realiz...

Veja mais
Femsa consolida liderança global

A companhia mexicana desembolsa mais de US$ 2 bi no País em menos de dois meses e consolida liderança glob...

Veja mais
Suntory paga US$ 2,1 bi por marcas da Glaxo

A Suntory do Japão pagará 1,35 bilhão de libras esterlinas (US$ 2,1 bilhões) para adquirir a...

Veja mais
Inspirado na novela, alambique mineiro lança cachaça Saramandaia

Sucessos da ficção que viram realidade: fabricante segue os passos de produtos como a cerveja Duff e os ch...

Veja mais