A Coca-Cola Femsa Brasil, joint venture entre a Coca-Cola e a varejista mexicana e engarrafadora Femsa, já realizou duas grandes aquisições neste ano no País, mas continua com sede e interesse em novos negócios.
Segundo o presidente da Coca-Cola Femsa Brasil, José Ramón Martínez, apesar das incertezas observadas no mercado interno, os aportes da companhia na região continuarão.
"A empresa está muito confiante no mercado nacional. Mesmo com os cenários desfavoráveis enfrentados no primeiro semestre de 2013, as aquisições realizadas evidenciam nossa aposta no Brasil", afirmou Martínez ao DCI.
De acordo com o executivo, a oscilação no consumo interno de refrigerantes acompanha o movimento observado no segmento de consumo em geral. "No primeiro semestre deste ano, em termos gerais, observamos taxas de crescimento bem discretas, inclusive, em alguns momentos, negativas", disse.
As incertezas econômicas, no entanto, não impediram a marca de investir em novas aquisições. Na primeira metade do ano, a Coca-Cola Femsa Brasil comprou a Companhia Fluminense de Refrigerantes, com sede em Porto Real (RJ), por US$ 448 milhões. O aporte veio do capital próprio da empresa.
"Já iniciamos o processo de transição e a incorporação da nova sinergia de trabalho deve durar aproximadamente um ano", explicou Martínez.
Sempre atenta às oportunidades de crescimento, a marca anunciou no início de setembro a aquisição da Spaipa S.A. Indústria Brasileira de Bebidas, com sede em Curitiba (PR), no valor de US$ 1,85 bilhão.
"Para a compra da Spaipa contamos com um financiamento bancário de US$ 1,5 bilhão a ser pago em cinco anos e US$ 500 milhões a serem pagos em três anos", ressaltou.
Com as recentes aquisições, a companhia passa a atender 66 milhões de consumidores no Brasil, consolidando o País como o segundo mercado mais importante para a Femsa.
"Hoje, vendemos internamente 800 milhões de caixas unitárias por ano. Com a compra da Spaipa, esse número passará para 831 milhões de caixas. No México, esse índice gira em torno de 1.6 bilhão, o que comprova o potencial de crescimento no Brasil", enfatiza Martínez.
Em tempo, a nova unidade fabril da Coca-Cola Femsa Brasil com sede na cidade de Itabirito (MG) deve iniciar sua primeira fase de produção no segundo semestre do ano que vem.
veículo: DCI