Espaço para expansão de vendas das cervejas especiais ainda é amplo na comparação com mercados desenvolvidos, onde esse tipo de produto tem fatia que varia entre 15% e 20% do consumo total
O mercado de cervejas premium está expandindo em ritmo acelerado nos últimos anos. Dados do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) mostram que o segmento premium aumentou de 2% para 5% a participação no consumo total de cervejas no Brasil. E o espaço para crescimento ainda é grande quando comparado a mercados desenvolvidos, onde as vendas dessse tipo produto representam entre 15% e 20% do volume total.
De acordo com o Marco Antonio Falcone, vice-presidente Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas), o boom desse mercado é resultado da nova forma de consumir cerveja. Há um novo interesse do consumidor brasileiro na cerveja. O brasileiro está aprendendo a apreciar o produto em diferentes ocasiões. Esse novo público busca rótulos diferenciados, procura harmonizar a bebida com pratos da gastronomia – cervejas gourmet - e conhecer a história das marcas.
“O crescimento desse segmento se deve ainda a um aumento do poder aquisitivo dos brasileiros, à procura por uma melhor qualidade de vida, que está muito atrelada à aproximação da gastronomia, a querer usufruir de espaços gourmet e boas experiências de consumo. A ascensão das classes C e D também são fortes responsáveis pela alta desse novo segmento”, explica Marco Falcone.
Segundo dados do Sindicerv, o mercado nacional de cervejas premium é um dos mais promissores mundialmente, já que o Brasil está entre os três países que mais consomem cerveja no mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Atualmente, o mercado premium movimenta cerca de R$ 300 milhões anualmente e corresponde a 5% do mercado total de cervejas.
Para Sérgio Esteves, diretor de marketing das marcas premium da Ambev, entre os fatores que contribuem para o crescimento deste mercado no Brasil estão o aumento da renda da população, maior oferta de produtos, a ampliação do conhecimento cervejeiro e o interesse por conhecer novos rótulos.
Ele ressalta que a ampliação do portfólio de cervejas premium é uma das grandes apostas da Ambev, líder do mercado de cerveja no Brasil. “Hoje, as marcas premium representam 6% do total de cervejas vendidas pela Cia e a meta é chegar a 8% em 2014. O portfólio da Ambev no segmento inclui a família Bohemia, Budweiser, Stella Artois, Serramalte, Original e conta também com a importação de rótulos das unidades da Ambev no exterior, como a belga Leffe, a Argentina Quilmes e a uruguaia Norteña”, salienta.
160 anos da Bohemia
A primeira cerveja do Brasil e líder do segmento premium no país, Bohemia, está completando 160 anos este ano. Para comemorar a data, a Ambev abriu um centro de experiência cervejeiro, na Cervejaria Bohemia, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. O projeto de entretenimento envolve a saga da bebida e difunde conhecimento sobre a cerveja, em mais de sete mil m² e em mais de 20 ambientes.
Localizado nas instalações da primeira cervejaria do Brasil, na parte histórica da cidade imperial, o Centro Cervejeiro divide todo o conhecimento do universo da cerveja - uma das bebidas mais consumidas do mundo, que faz parte da vida de toda sociedade. O espaço mostra aos visitantes de forma interativa e lúdica a história, ritos, mitos e curiosidades sobre o ouro liquido. Além disso, possibilita experiências gastronômicas na arte de harmonizar a cerveja à mesa. O projeto da Ambev é mais um ponto de atração na cidade imperial para turistas nacionais e internacionais.
O complexo da Cervejaria Bohemia contempla ainda a produção in loco da Bohemia, suas variantes Weiss, Escura, Confraria e Pilsen e de edições especiais da marca, além de apresentar em primeira mão para degustação dos visitantes várias criações do mestre cervejeiro exclusivo de Bohemia antes delas irem para o mercado. Segundo dados da Ambev, o share da Bohemia Brasil é de 22,4% dentro do mercado premium.
Veículo: Estado de Minas