Coca-Cola Femsa compra Spaipa por US$ 1,855 bi

Leia em 1min 40s

Com a aquisição, fechada em dinheiro, a engarrafadora mexicana elevará em 40% seu volume de vendas e alcançará uma participação em 39% do volume total do sistema Coca-Cola no Brasil

 



A mexicana Coca-Cola Femsa (KOF), considerado o maior engarrafador independente do mundo de produtos Coca-Cola, anunciou nesta terça-feira que concluiu a compra de 100% de brasileira Spaipa, com sede em Curitiba, por US$ 1,855 bilhão.Com a nova aquisição, fechada em dinheiro, a Coca-Cola Femsa elevará em 40% seu volume de vendas e alcançará uma participação em 39% do volume total do sistema Coca-Cola no Brasil.

Assim a mexicana atenderá a mais de 66 milhões de consumidores e a KOF aumentará em 26% sua participação na Leão Alimentos, líder de bebidas não carbonatadas no país.A empresa ressaltou em comunicado que nos doze meses anteriores, no fechamento de junho, a Indústria Brasileira de Bebidas Spaipa gerou vendas totais de US$ 905 milhões e um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado de US$ 134 milhões.

A Coca-Cola FEMSA integrará os resultados de Spaipa a partir de novembro de 2013.Em 22 de agosto, Coca-Cola Femsa anunciou a bem-sucedida compra de 100% de outra brasileira, a Companhia Fluminense de Refrigerantes.

A Coca-Cola Femsa também produzirá água engarrafada, suco, chá e cerveja, e conta com 67 unidades engarrafadores, atendendo consumidores através de 2,8 milhões de distribuidores no varejo com mais de 120 mil empregados em nível mundial.A engarrafadora faz parte do consórcio Fomento Econômico Mexicano (FEMSA), junto com Femsa Comércio, Femsa Empacotamento e Femsa Logística, além de um investimento de 20% na cervejaria holandesa Heineken.


Perfil

A Spaipa tem sede em Curitiba e atende 399 cidades no Paraná e 336 em São Paulo. É a segunda maior engarrafadora do sistema Coca-Cola do Brasil. A empresa tem duas fábricas em cada estado: Curitiba e Maringá no Paraná e Marília e Bauru, em São Paulo. Além disso, opera sete centros de distribuição, tem 6 mil funcionários.
Em 2012, Spaipa vendeu 236 milhões de caixas unitárias de bebidas, gerando uma receita líquida de cerca de US$ 929 milhões.



Veículo: EmbalaWeb


Veja também

Mercado de cervejas premium cresce em ritmo acelerado nos últimos anos

Espaço para expansão de vendas das cervejas especiais ainda é amplo na comparação com...

Veja mais
Ambev apurou retração de quase 8%

A fabricante de bebidas Ambev registrou lucro líqüido de R$ 2,280 bilhões no terceiro trimestre deste...

Veja mais
Lucro da AB Inbev atinge US$ 2,21 bilhões no 3ºtri2013

O lucro líquido da cervejaria Anheuser-Busch InBev subiu para US$ 2,21 bilhões no terceiro trimestre de 20...

Veja mais
Ambev vende menos cerveja e refrigerantes no Brasil

A Ambev registrou queda de 5% no volume de cerveja comercializado no Brasil no terceiro trimestre de 2013 ante igual per...

Veja mais
Lucro sem minoritário da Ambev cai 8% no 3º trimestre

A fabricante de bebidas Ambev registrou lucro líquido de R$ 2,280 bilhões no terceiro trimestre deste ano,...

Veja mais
Projeto Conhecendo os Vinhos do Brasil leva dirigentes e empresários supermercadistas à Serra Gaúcha

Missão comercial recebeu 32 representantes de supermercados de seis estados brasileiros    ...

Veja mais
Coca-Cola Femsa é autorizada a iniciar integração com Spaipa

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a operaçã...

Veja mais
Mupy ganha personagens exclusivos, que passam a ilustrar as novas embalagens

A novidade chega às prateleiras nos sabores Maçã, Morango e Uva, mantendo a filosofia da marca - "G...

Veja mais
Lata da Coca-Cola muda de cor conforme temperatura

Depois de gelada, a embalagem revela três cubinhos de gelo dentro de copo vazio   A Coca-Cola Company revel...

Veja mais