Com a aquisição, fechada em dinheiro, a engarrafadora mexicana elevará em 40% seu volume de vendas e alcançará uma participação em 39% do volume total do sistema Coca-Cola no Brasil
A mexicana Coca-Cola Femsa (KOF), considerado o maior engarrafador independente do mundo de produtos Coca-Cola, anunciou nesta terça-feira que concluiu a compra de 100% de brasileira Spaipa, com sede em Curitiba, por US$ 1,855 bilhão.Com a nova aquisição, fechada em dinheiro, a Coca-Cola Femsa elevará em 40% seu volume de vendas e alcançará uma participação em 39% do volume total do sistema Coca-Cola no Brasil.
Assim a mexicana atenderá a mais de 66 milhões de consumidores e a KOF aumentará em 26% sua participação na Leão Alimentos, líder de bebidas não carbonatadas no país.A empresa ressaltou em comunicado que nos doze meses anteriores, no fechamento de junho, a Indústria Brasileira de Bebidas Spaipa gerou vendas totais de US$ 905 milhões e um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado de US$ 134 milhões.
A Coca-Cola FEMSA integrará os resultados de Spaipa a partir de novembro de 2013.Em 22 de agosto, Coca-Cola Femsa anunciou a bem-sucedida compra de 100% de outra brasileira, a Companhia Fluminense de Refrigerantes.
A Coca-Cola Femsa também produzirá água engarrafada, suco, chá e cerveja, e conta com 67 unidades engarrafadores, atendendo consumidores através de 2,8 milhões de distribuidores no varejo com mais de 120 mil empregados em nível mundial.A engarrafadora faz parte do consórcio Fomento Econômico Mexicano (FEMSA), junto com Femsa Comércio, Femsa Empacotamento e Femsa Logística, além de um investimento de 20% na cervejaria holandesa Heineken.
Perfil
A Spaipa tem sede em Curitiba e atende 399 cidades no Paraná e 336 em São Paulo. É a segunda maior engarrafadora do sistema Coca-Cola do Brasil. A empresa tem duas fábricas em cada estado: Curitiba e Maringá no Paraná e Marília e Bauru, em São Paulo. Além disso, opera sete centros de distribuição, tem 6 mil funcionários.
Em 2012, Spaipa vendeu 236 milhões de caixas unitárias de bebidas, gerando uma receita líquida de cerca de US$ 929 milhões.
Veículo: EmbalaWeb