A Asahi Breweries comprará da Anheuser-Busch InBev uma participação de 19,99% na Tsingtao, maior cervejaria da China, por US$ 666,5 milhões, em mais uma aquisição de uma empresa japonesa de bebidas para expandir-se no exterior. O acordo amplifica a relação antiga as duas cervejarias asiáticas, que desde 1997 possuem empreendimento conjunto na China.
Dona da marca mais vendida no Japão, a Asahi acompanha rapidamente os passos da Kirin, segunda maior cervejaria do país, que na segunda-feira ganhou direitos exclusivos de negociação para comprar participação de 43,25% na San Miguel Brewery, das Filipinas.
A transação traz à luz as ambições das empresas de alimentos e bebidas japonesas no exterior.
O mercado de cerveja no Japão retraiu-se nos últimos 12 anos, após chegar a seu pico em 1996. As companhias do setor promoveram 16 aquisições no exterior no ano passado, no valor de US$ 6,8 bilhões, segundo a Dealogic.
A Asahi, com investimentos na China desde 1993, pretende elevar as vendas externas de 55,4 bilhões de ienes (US$ 625 milhões), em 2008, para 70 bilhões de ienes, neste ano. A ABInBev, que está vendendo a participação de 20%, de um total de 27% que detém na Tsingtao, informou não ter "planos atualmente" para desfazer-se dos 7% restantes.
Veículo: Valor Econômico