Estudo visa a aumentar a demanda por vinhos

Leia em 2min 40s

As possíveis alternativas para o aumento do consumo de vinho no País, um dos grandes dilemas do setor na atualidade, foram apresentadas ontem pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). A pesquisa encomendada pela entidade indicou três ações principais que se baseiam em uma maior divulgação das características da bebida, a difusão dos seus benefícios à saúde e a democratização do consumo. Conforme o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Paviani, a ideia é trabalhar no sentido de posicionar melhor o vinho frente aos consumidores. "É preciso conhecer melhor o produto, para valorizá-lo e entender que se trata de uma bebida com alto valor agregado", diz o presidente.

 

O estudo apontou ainda que aspectos como a inovação das embalagens e aumento na oferta do produto no varejo também são fatores que reforçariam o potencial dos vinhos brasileiros perante os consumidores. Os resultados da pesquisa feita com 1.037 pessoas entre 18 e 69 anos em três capitais do País - Porto Alegre, São Paulo e Recife - pela empresa catarinense Market Analysis foram apresentados ontem. Conforme o diretor do Departamento de Produção Vegetal (DPV) da Secretaria da Agricultura, Luiz Augusto Petry, o setor produtivo tem dado a resposta necessária, com uma evolução paulatina em termos de qualidade. "Agora, é preciso conquistar mercado para esta disponibilidade maior de produtos", afirma.

 

Focada nas preferências dos brasileiros destas três regiões diferentes e no comportamento de consumo dos canais de distribuição de bebidas, o estudo será a base de todas as ações promocionais previstas pelo Ibravin este ano, com o objetivo de aumentar o consumo das bebidas derivadas de uva no Brasil. Uma das maiores surpresas do levantamento foi o grau de desconhecimento dos canais de venda de vinhos e espumantes. "Imaginávamos que a falta de informações era só dos consumidores, mas não, a pesquisa demonstrou que temos de agir também junto ao varejo, pontos- de-venda e distribuidores", disse Paviani

 

O estudo aponta duas armas fundamentais para alavancar as vendas dos vinhos finos nacionais. A primeira é a realização de campanhas de propaganda junto aos consumidores para trabalhar a imagem do vinho brasileiro, ainda vítima de um preconceito que não condiz com a sua crescente qualidade e reconhecimento internacional, comprovado por mais de 1.700 premiações no mundo inteiro. A segunda é desmistificar e desglamourizar o consumo de vinho, afastando a ideia de que é uma bebida para momentos especiais, o que restringe o consumo.
Na sua condição de mercado com tradição de consumo, Porto Alegre se destaca como a cidade que é menos influenciável por qualquer fator nas vendas. São Paulo atribui uma influência maior se trabalhados os incentivos à comercialização. Já Recife se diferencia em reconhecer que ações de informação e divulgação, além de estratégias de inovação, podem incrementar as vendas. Conforme a pesquisa, Porto Alegre é a região mais receptiva a novos esforços de divulgação e promoção do vinho brasileiro. A Capital gaúcha possui o índice de consumo per capita mais alto do Brasil - com 3,8 litros por pessoa ao ano.

 


Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Vinículas esperam que gosto de Obama por vinhos reanime as vendas

  Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Na pressão

No início de fevereiro, entra no mercado do Rio Grande do Sul a mais nova cerveja artesanal gaúcha, a Rase...

Veja mais
AmBev tem novo diretor financeiro

A AmBev anunciou na semana passada o nome do novo diretor financeiro e de relações com investidores, Nelso...

Veja mais
Kirin negocia fatia maior em cervejaria filipina

A Kirin Holdings, uma das maiores produtoras japonesas de cerveja e outras bebidas, ganhou direitos de negociaç&a...

Veja mais
Menos uva com mais qualidade

As primeiras uvas da safra 2008/09 já começaram a ser colhidas na última semana e, de acordo com t&...

Veja mais
Pernod vende marca

A fabricante de bebidas francesa Pernod Ricard concordou em vender sua marca de gin Lubuski para a Vinpol, uma unidade d...

Veja mais
100 uísques em um

Os segredos do Royal Salute Hundred Cask Selection, o exclusivíssimo resultado da mistura de outros 100 uí...

Veja mais
Cerveja com baixo consumo

Após cinco anos de alta significativa, as vendas de cerveja voltaram a estagnar no Brasil. A estimativa é ...

Veja mais
Tropical investe em lançamento de produtos

A Tropical Indústria de Alimentos S/A, detentora da marca Tial, confirmou para este mês, mesmo diante do de...

Veja mais