Ação se deve a queda de lucro da companhia
A Coca-Cola anunciou que cortará US$ 1 bilhão em custos até 2016, ao divulgar uma queda de 8,4% em seu lucro no quarto trimestre do ano passado. O faturamento da maior fabricante mundial de bebidas foi prejudicado no período pela cisão de suas operações de engarrafamento nas Filipinas e no Brasil e pela desaceleração no crescimento de suas vendas.
"O ano passado foi marcado por desafios em mercados de todo o mundo", disse Muhtar Kent, presidente-executivo da Coca-Cola.A demanda está lenta nas economias emergentes, entre as quais China, Índia e México, e no sul da Europa.
A Coca-Cola também está enfrentando um período fraco nos EUA, seu maior mercado, porque os consumidores americanos estão bebendo menos refrigerantes devido a preocupações de saúde.O volume mundial de vendas da Coca-Cola cresceu 2% no ano passado, ante os 4% de 2012, ritmo inferior ao esperado pela companhia.
O corte deve ocorrer nos gastos com dados, tecnologia da informação e seu sistema de cadeia de suprimento, e pela reformulação de sua estratégia de marketing.No começo do mês, a companhia anunciou parceria com a Green Mountain Coffee Roasters para colocar à venda bebidas em uma máquina caseira de refrigerantes que chegará ao mercado ainda neste ano.
Veículo: Folha de S. Paulo