As vendas de cerveja no Brasil no início do verão de 2014, incluindo o mês de dezembro de 2013 e o mês de janeiro, cresceram 12,6% em volume na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme levantamento da empresa de pesquisa Nielsen.
De acordo com a entidade, as altas temperaturas e os preços estáveis contribuíram para o resultado. Ainda segundo a Nielsen, as vendas de sorvete contabilizadas no mesmo período dispararam 35,4%; as de suco pronto, 25,9% e as de refrigerantes, 1,7%.
"A mesma tendência de crescimento observada em janeiro é esperada para fevereiro, por conta da continuação do calor", afirmou o executivo de atendimento da Nielsen, Henrique Suarti Reis, durante coletiva de imprensa.
Copa
Alguns desses produtos também deverão registrar um consumo maior durante a Copa do Mundo de Futebol, que será realizada no Brasil entre os meses de junho e julho. A expectativa segue uma tendência já observada em eventos esportivos anteriores.
Segundo a Nielsen, na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, as vendas de cerveja registradas no período do evento cresceram 16,5%; as de salgadinho, 9,2%.
A entidade também divulgou outro levantamento na ocasião. O estudo mostrou que 63% do público brasileiro afirmaram que consomem algo enquanto assistem a esportes na televisão.
Dentre os itens estão refrigerante (43% do total), cerveja (37%), pipoca (37%), salgadinho (22%), biscoito (15%), sucos (5%), amendoim (4%) e drops/balas (3%). "Mas é importante que a empresas e o varejo se planejem bem para encarar as sazonalidades e tirar o máximo proveito disso", ressaltou o executivo.
Veículo: DCI