AB InBev estuda comprar SABMiller

Leia em 3min

Desaceleração e a falta de grandes alvos podem finalmente levar a maior fabricante de cerveja a engolir sua rival de US$ 79 bilhões

Londres/Nova York - A desaceleração do crescimento da Anheuser-Busch InBev e a falta de grandes alvos para aquisição podem finalmente levar a maior fabricante de cerveja do mundo a engolir sua rival de US$ 79 bilhões, a SABMiller.

Depois que a AB InBev multiplicou a receita em mais de cinco vezes nos últimos 10 anos com a ajuda de US$ 91 bilhões em aquisições, o crescimento da fabricante da Budweiser e da Stella Artois deverá desacelerar na próxima década, segundo estimativas de analistas compiladas pela Bloomberg. Aproveitar a presença da SABMiller em regiões de expansão mais rápida como a África permitiria à AB InBev fazer com que o crescimento fluísse novamente, disseram as acionistas Alpine Woods Capital Investors LLC e Henderson Global Investors.

O CEO da SABMiller, Alan Clark, disse à Bloomberg News em janeiro que há boas razões para uma combinação, embora a operação provavelmente exija a venda de algumas operações americanas para acalmar os órgãos reguladores. A Sanford C. Bernstein Co., que chamou uma união AB InBev-SABMiller de “megacervejaria”, estima que as empresas teriam quase metade da base de lucro do mercado global de cervejas. O fechamento do acordo aumentaria os lucros da AB InBev imediatamente se ela pagasse um prêmio de 30 por cento em dinheiro pela SABMiller, mostram dados compilados pela Bloomberg. Os cortes de custos podem elevar ainda mais o lucro.

“Trata-se de um óbvio próximo -- e, na verdade, último -- grande movimento da ávida AB InBev”, disse Matthew Beesley, diretor de ações globais da Henderson Global Investors, com sede em Londres, que supervisiona US$ 125 bilhões, incluindo ações da AB InBev. “Há também, claramente, alguma lógica estratégica para o negócio, para preencher ordenadamente todos os buracos geográficos que a AB InBev diz que quer preencher”.

Tendências de vendas

O valor de mercado da AB InBev hoje é equivalente a US$ 165 bilhões e o da SABMiller é de US$77,8 bilhões. Em 2013, a AB InBev obteve cerca de 80 por cento de seu lucro normalizado antes de juros, impostos, depreciação e amortização nos EUA, no Canadá, no Brasil e no México, disse a empresa na semana passada. O Ebitda normalizado exclui rendas ou despesas extraordinárias.

A aquisição da SABMiller daria à AB InBev mais de US$ 7 bilhões em receita na África com marcas como Castle e quase US$ 4 bilhões em vendas na Ásia, reduzindo a dependência da AB InBev em relação às Américas e ao Brasil, mostram dados compilados pela Bloomberg. Com a América Latina representando o maior mercado da SABMiller, um acordo também ampliaria a presença da AB InBev em países como Colômbia, Equador e Peru. Entre suas marcas latino-americanas estão a Cristal e a Águila.

“A SAB tem uma porção de ativos de mercados emergentes e, em particular, em áreas onde a AB InBev não necessariamente tem muita influência”, disse Bryan Keane, gerente financeiro da Alpine Woods, em entrevista por telefone. “Neste momento, a AB InBev não tem muitos negócios na África, onde a SAB é um grande player”.

Embora um acordo possa não acontecer imediatamente, ele é possível em três a cinco anos, já que a AB InBev busca formas de continuar crescendo, disse Keane, da Alpine Woods.

“De uma forma geral, o mercado global de cervejas não é um negócio de alto crescimento”, disse ele. “Você tem bolsões de força, que ficam mais no lado emergente do mundo. Mas se essas empresas estão buscando crescimento, a consolidação é uma forma de elas fazerem isso”.



Veículo: Portal Exame


Veja também

Absolut lança edição carnavalesca com arte de Rafael Grampá

Além do projeto visual, o país inspirou o sabor da bebida, que combina flor de laranjeira e maracujá...

Veja mais
Venda de bebidas cresce 5% no início deste ano, estima Abrasel-SP

O clima quente impulsiona as vendas nos estabelecimentos, informa o presidente da Associação Brasileira de...

Veja mais
Pepsi apresenta mini-latas por frases famosas do cinema

Marca irá veicular comercial com a mensagem “Little Can. Epic Satisfaction.” durante o OscarPepsi apr...

Veja mais
Lucro da Ambev duplica no 4º trimestre

Montante de R$ 4,6 bilhões representa uma alta de 105% na comparação com os três últim...

Veja mais
Cresce lucro da Ambev

A Ambev, maior fabricante de cervejas do país, com quase 68% do mercado, alcançou lucro líquido de ...

Veja mais
Cervejarias promovem consumo responsável

Iniciativa quer combater o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos, além de conscientizar que...

Veja mais
Lucro da Ambev sobe 50,69% em 2013

Em 2013, a fabricante de bebidas Ambev teve lucro líquido atribuído ao controlador de R$ 9,535 bilhõ...

Veja mais
Coca-Cola reforça iniciativas de valor compartilhado

No início de 2011, o artigo "Criando valor compartilhado", publicado na conceituada revista "Harvard Business Rev...

Veja mais
Vendas de bebidas crescem 5% em 2014, diz Abrasel-SP

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da regional São Paulo (Abrasel-SP), J...

Veja mais