Interesse maior do público especializado e consumidores deu o tom nos três dias da principal feira do setor na América Latina
A quebra de paradigmas vigentes quanto à qualidade, competitividade e preferência do público especializado foi comemorada pelas vinícolas participantes do estande Vinhos do Brasil no 18º Expovinis Brasil - Salão Internacional do Vinho, encerrado na noite desta quinta-feira (24), em São Paulo. Com balcões disputados, ao longo de três dias 20 empresas exibiram seus portfólios de produtos para cerca de 10 mil pessoas.
Além de lançamentos de rótulos, o estande organizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) sediou atrações como a visita do crítico inglês Steven Spurrier, a celebração do convênio com o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a qualificação do serviço de vinho em mil bares e restaurantes, tendo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) como apoiadora, e o lançamento do Anuário Vinhos do Brasil, editado pela Baco Multimídia.
Para o vice-presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, nesta edição foi possível vislumbrar mudanças no comportamento dos visitantes que podem refletir em um novo cenário para o vinho verde-amarelo. "Notamos uma procura genuína pelos produtos brasileiros, no mesmo patamar das vinícolas de outros países, sinalizando que estamos consolidando imagem e retomando espaço no mercado", diz.
A percepção de Scottá está amparada na avaliação feita pelas vinícolas que informaram que os espumantes e o suco de uva ainda se mantêm como carros-chefes do setor. Entretanto, verificou-se também uma grande procura, principalmente por parte de restaurantes e lojas especializadas e distribuidores, por rótulos de maior valor. "O desconhecimento em relação ao vinho nacional vem diminuindo consistentemente. Os clientes estão muito mais interessados devido ao trabalho contínuo que vem sendo feito pelas vinícolas junto ao trade, à divulgação através das ações do Ibravin e a abertura da mídia", argumentou o gerente comercial Márcio Bonilha, destacando o reconhecimento do mercado. "Hoje o consumidor aceita pagar mais por um vinho brasileiro e por isso fechamos diversos negócios com clientes que vieram buscar as linhas premium da vinícola", complementou o executivo.
O aumento de 40% nas vendas para clientes já existentes é a expectativa da representante comercial Silvana Rodrigues. Segundo ela, após a sexta participação da vinícola gaúcha que representa no mercado paulista, pode afirmar que esta foi a melhor edição, com perspectivas de ampliar mercados, reforçar a imagem e estreitar relacionamento. "Neste ano houve uma circulação maior de pessoas no estande Vinhos do Brasil e um público bastante focado em lançamentos, o que nos dá ótimas possibilidades de concretizar um bom volume de negócios após a feira", acredita.
O otimismo é compartilhado pelo gerente administrativo Antônio Fernando Soares Ferreira Júnior. Para ele, há uma mudança significativa do público em relação aos vinhos brasileiros. "Em outras edições, as pessoas entravam no estande por curiosidade. Nesta edição, elas entram com real interesse pelos produtos", diz.
"Estamos colhendo os frutos de um esforço coletivo de relacionamento com o mercado e de divulgação para o consumidor. Neste Expovinis foi notório um ambiente mercadológico mais favorável para o vinho brasileiro", resume Scottá.
Vinhos brasileiros no Top Ten
Três vinhos brasileiros foram destacados no Top Ten 2014 Expovinis Brasil, premiação feita por um júri especializado convidado pelos organizadores com rótulos expostos na feira. O Guatambu Rastros do Pampa Tannat 2013, da Guatambu Estância do Vinho, localizada na Campanha Gaúcha, foi escolhido como o melhor tinto nacional. Entre os brancos nacionais, o vencedor foi o Pericó Vigneto Sauvignon Blanc, da Vinícola catarinense Pericó, e a distinção de melhor espumante nacional foi dada ao Gran Legado Brut Champenoise, da Vinícola Gran Legado, localizada na Serra Gaúcha.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Ibravin