O volume total de vendas da Ambev avançou 0,7% para 39,8 milhões de hectolitros no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2013. No Brasil, as vendas recuaram 0,4% para 26,8 milhões de hectolitros, na mesma comparação.
Do volume total de vendas no País entre julho e setembro, o segmento de RefrigeNanc, que inclui as linhas de refrigerantes, chás e isotônicos, chegou a 7,1 milhões de hectolitros, uma queda de 2,1% sobre um ano antes. As vendas de cervejas avançaram 0,2% na comparação, para 19,6 milhões de hectolitros.
A receita líquida consolidada somou R$ 8,6 milhões no terceiro trimestre, alta de 0,9% ante em igual período do ano passado. Na mesma comparação, o lucro líquido avançou 23% para R$ 2,9 milhões, enquanto o Ebitda, lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações, caiu 3,2% para R$ 4 milhões.
A companhia explicou, em comunicado, que a retração das vendas internas era esperada tanto na linha de cerveja como de refrigerante, afetada principalmente pelo cenário econômico, com aceleração da inflação e menor crescimento real da renda disponível.
Outro fator que influenciou o desempenho foi o investimento feito em latinhas na Copa do Mundo e embalagens especiais, cujas margens de lucro são menores que as embalagens retornáveis. O recuo foi observado já no resultado do segundo trimestre do ano.
"Já prevíamos um desempenho menor no terceiro trimestre por conta da desaceleração da indústria após a Copa. Mas esperamos uma recuperação no próximo trimestre", disse Nelson Jamel, vice-presidente financeiro e de relações com investidores da companhia.
A empresa anunciou que apesar da desaceleração recente do setor, manterá os investimentos no País e citou as marcas de cervejas premium como parte importante da estratégia de expansão no mercado.
Veículo: DCI