No período de 15 a 31 de março, de acordo com uma pesquisa encomendada e divulgada pela Associação Brasileira de bebidas (Abrabe), à venda de bebidas alcoólicas no Brasil teve uma queda de 52%.
Para a entidade, que reúne produtores de destilados, cachaça, cerveja e vinhos, foi afirmado que houve um declínio de 40% no faturamento ainda maior.
Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela KPMG para a entidade da Abrabe, um dos motivos é que esses 61% do consumo de bebidas alcoólicas acontece em sua maioria em bares, restaurantes, casas noturnas e em eventos dos mais diversos no Brasil.
Justamente nesses lugares que estão fechados para evitar aglomerações, por conta do controle da proliferação da covid-19.
Para tentar mitigar o impacto da restrição ao consumo, a Abrabe diz negociar uma série de medidas com o poder público, como a postergação do recolhimento de tributos e disponibilização de linhas de crédito.
As empresas do setor geram mais de 30 mil vagas. Mesmo com a crise, elas já doaram mais de 200 mil litros de álcool 70% para hospitais, asilos e comunidades.
Fonte: Salomão Medeiros