Brand Factory, da Pernod Ricard, quer transformar as bebidas no Brasil

Leia em 2min 30s

A pergunta é repetida com frequência por bartenders, jornalistas que cobrem o meio gastronômico, profissionais da indústria de destilados e entusiastas no assunto: qual é a próxima bebida da vez? Deve-se, em boa parte, ao recente e espantoso crescimento do gim, pouco consumido no Brasil até há pouco e classificado por alguns como um modismo passageiro.

Não é. Mas o sucesso repentino do gim leva a crer que outras bebidas podem cair nas graças do grande público de uma hora para a outra — para o desespero de quem investiu no produto errado. É por isso que uma das missões da Camilla Ortenblad, gerente de negócios da Pernod Ricard, é descobrir respostas para aquela pergunta.

Camilla está à frente da Brand Factory, criada em 2018 pelo braço brasileiro do conglomerado de bebidas, dono da vodca Absolut e do uísque Chivas, por exemplo. Trata-se de uma incubadora cujo principal objetivo é testar a viabilidade de marcas do portfólio que ainda não estão à venda no Brasil.

Com uma diferença: em vez de se incumbir ela mesma das vendas e da distribuição das novas bebidas, a unidade de negócios transfere essas tarefas para os donos de importadoras estratégicas. Esses são apelidados de empreendedores.

“Escolhemos parceiros que têm ótimo relacionamento justamente com os pontos de venda nos quais a bebida escolhida têm mais chance de êxito”, explica a gerente de negócios. “É um modelo que permite que a Brand Factory concentre as atenções na estratégia e nas ações de marketing”.

Para responder pelo gim alemão Monkey 47, incorporado ao portfólio da Pernod há quatro anos, Camilla elegeu Ruy Belchior. Ele é o fundador da importadora Premium Drinks Brasil, especializada em rosés da Provence, a exemplo do M de Minuty.

O empreendedor do digestivo italiano Ramazzotti é o Lucas Albuquerque, fundador da Single Brands, responsável pela marca de água tônica Riverside. A versão amaro do digestivo, por sinal, cuja receita leva 33 ingredientes como ervas, temperos, flores e fruta, está sendo lançada no país neste mês.

Albuquerque foi ungido empreendedor de outras duas marcas do conglomerado, o gim inglês Plymouth e o Lillet. O aperitivo francês, que lembra um vermute suave, é uma das iniciativas mais bem-sucedidas da Brand Factory.

Venerado pelos bartenders, rapidamente virou ingrediente indispensável de inúmeros drinques. Em janeiro, ganhou uma embaixada, o bistrô Rendez-Vous, em Pinheiros.

É preciso registrar que o gim Monkey 47 também tem um espaço para chamar de seu, na verdade um bar próprio. Fica dentro do Banana Café, no Itaim, e foi inaugurado em novembro passado.

Sob a alçada da Brand Factory também estão o rum cubano Havana Club, a tequila Altos, o rum Malibu, o licor de café Kahlúa e o gim nacional Amázzoni.     

 

Fonte: Exame       


Veja também

Itaipava lança a sua Puro Malte

Trazido pela ascensão das cervejas artesanais , o " Puro Malte " ganha terreno entre as popularmente chamadas de ...

Veja mais
Heineken investirá R$ 865 milhões em cervejaria no Paraná

A Heineken vai fazer uma grande expansão na capacidade de produção de sua cervejaria em Ponta Gross...

Veja mais
Uísque com churrasco: como o Jack Daniel’s dobrou as vendas Brasil

A marca americana de uísque Jack Daniel’s dobrou suas vendas no Brasil nos últimos cinco anos, perí...

Veja mais
Cervejaria AB InBev tem queda no lucro

O dia será de olhar para o mercado cervejeiro — e refletir sobre os impactos do coronavírus tamb&eac...

Veja mais
Ambev: lucro líquido atribuído a controlador tem alta de 22% no 4° trimestre

A Ambev registrou lucro líquido atribuído ao controlador de R$ 4,099 bilhões no quarto trimestre de...

Veja mais
Dona da Ambev compra vinícola argentina Dante Robino

A AB Inbev, gigante mundial de cervejas, adquiriu sua primeira vinícola sul-americana, a argentina Dante Robino, ...

Veja mais
3corações: O plano da gigante do café pós-aquisições

O ano de 2020 mal começou e o grupo 3corações, maior empresa de café do país, j&aacut...

Veja mais
WOW! Nutrition apresenta Sufresh 100% Fruta

A WOW! Nutrition, proprietária da marca de sucos Sufresh, lança a linha Sufresh 100% Fruta nos sabores lar...

Veja mais
Coca-Cola tem primeira mulher no comando do marketing no Brasil

A executiva Poliana Sousa foi promovida a VP de marketing da Coca-Cola Brasil. Ela é a primeira mulher a assumir ...

Veja mais