Dona da Ambev compra vinícola argentina Dante Robino

Leia em 2min 50s

A AB Inbev, gigante mundial de cervejas, adquiriu sua primeira vinícola sul-americana, a argentina Dante Robino, que tem cerca de 400 hectares de vinhedos, divididos entre Lujan de Cuyo, Barrancas e Santa Rosa, em Mendoza.
A compra foi realizada pela cervejaria Quilmes, subsidiária do grupo na Argentina. O valor da transação não foi revelado.

Em junho do ano passado, por meio da ZX Ventures, sua divisão global de inovação, a AB Inbev havia comprado a Babe Wine, empresa que comercializa vinhos em lata. Com sede em Nova York, a marca é um sucesso no mercado norte-americano.

Fundada pelo influenciador digital Josh Ostrovsky, conhecido como “The Fat Jewish”, e pelos irmãos David Oliver Cohen e Tanner Cohen, os vinhos Babe Wine são envazados na Califórnia e tem no público jovem os seus maiores consumidores.

“A aquisição da Dante Robino faz parte do plano da empresa de entender e estudar melhor o segmento de vinhos e de continuar com o crescimento do portfólio de marcas”, informou um porta-voz da AB Inbev, que é dona da Ambev, para a publicação inglesa The Drinks Business.

A nova aquisição, que ainda precisa ser confirmada pelas autoridades argentinas, mostra que a AB Inbev, forte no mercado de cervejas, busca amplicar o seu negócio para as bebidas alcoólicas em outros segmentos.

Um exemplo é que em 2016 a companhia já havia adquirido a Bon & Viv’s Spiked Seltzer, empresa norte-americana que produz bebidas que misturam vinho, cerveja e aromas naturais de frutas, e são envazadas em latas de alumínio.

Há interesse crescente da AB Inbev no vinho. Cerca de um ano e meio atrás, executivos da Ambev, o braço do grupo no Brasil, estudaram os custos de importação de vinhos para o mercado brasileiro. “Mas, aparentemente, eles desistiram ao entender um pouco melhor o nosso mercado”, conta um dos especialistas consultados na ocasião.

Com a compra da Dante Robino, um dos possíveis caminhos pode ser a aposta no vinho em lata, segmento crescente de consumo principalmente entre o público jovem. Dados da consultoria inglesa Wine Intelligence, estimam que o vinho em lata deva movimentar US$ 4,5 bilhões apenas no mercado americano em 2025.

“Em teoria, faz todo o sentido para a AB Inbev ter um vinho em lata para o mercado sul-americano”, analisa Felipe Galtaroça, sócio da Ideal Consulting. Mas ainda não é possível afirmar que este será o caminho da gigante das cervejas, que tem como acionista o 3G Capital, dos megainvestidores brasileiros Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Herrmann Telles.

Por enquanto, sabe-se apenas que a ideia é continuar com a operação argentina e manter a equipe, hoje com 74 funcionários, incluindo a enóloga Maria Soledad Buenanueva. A informação foi dada por Martín Ticenese, presidente da Quilmes aos jornais argentinos.

Segundo a La Nacion, o executivo informou que a Dante Robino detém menos de 1% de participação no mercado doméstico do país e a ideia é dobrar ou até triplicar esta participação nos próximos dois anos.

Por aqui, os vinhos da Dante Robino são importados pela Grand Cru. São todos em garrafa, atualmente vendidos em promoção do site da empresa por R$ 44,94. Na última importação, foram trazidos 33 mil garrafas, pelos dados da Ideal Consulting.


Fonte: Newtrade 


Veja também

3corações: O plano da gigante do café pós-aquisições

O ano de 2020 mal começou e o grupo 3corações, maior empresa de café do país, j&aacut...

Veja mais
WOW! Nutrition apresenta Sufresh 100% Fruta

A WOW! Nutrition, proprietária da marca de sucos Sufresh, lança a linha Sufresh 100% Fruta nos sabores lar...

Veja mais
Coca-Cola tem primeira mulher no comando do marketing no Brasil

A executiva Poliana Sousa foi promovida a VP de marketing da Coca-Cola Brasil. Ela é a primeira mulher a assumir ...

Veja mais
Brasil se torna o maior mercado da Heineken

O Brasil se tornou o maior mercado da marca de cerveja Heineken, segundo divulgou na quarta-feira (12) a empresa. A fabr...

Veja mais
Tendências de consumo no mercado de vinhos em 2020

O vinho é uma das bebidas mais antigas e saborosas da humanidade. Feito a partir da fermentação da ...

Veja mais
Estrella Galicia retoma projeto de produzir cervejas em Minas

A cervejaria Estrella Galicia, que atua no segmento premium, mantém os planos de instalar sua primeira fáb...

Veja mais
Concorrentes avançam sobre a Ambev

Enquanto a Ambev enfrenta dificuldades para recuperar participação no mercado de cerveja no Brasil, Heinek...

Veja mais
Em ritmo oposto ao da indústria, produção de bebidas alcoólicas cresce 4,8% em 2019

Bom desempenho do setor de bebidas alcoólicas ajudou a impedir que indústria brasileira tivesse queda aind...

Veja mais
Coca Cola vai digitalizar ponta de gôndolas no PDV

A ação consiste em digitalizar as pontas de gôndolas dos estandes da Coca-Cola, com os painéi...

Veja mais