Ambev: lucro líquido atribuído a controlador tem alta de 22% no 4° trimestre

Leia em 1min 40s

A Ambev registrou lucro líquido atribuído ao controlador de R$ 4,099 bilhões no quarto trimestre de 2019, alta de 22% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano de 2019, o montante foi de R$ 11,780 bilhões, número 7,13% maior do que em 2018. A melhor performance é atribuída, principalmente, a expansão do Ebitda, menor alíquota efetiva de imposto de renda e menores despesas financeiras.

O lucro líquido ajustado da fabricante de bebidas foi de R$ 4,633 bilhões no quarto trimestre de 2019, 24,4% acima do registrado em igual período do ano passado. Em informe de resultados, a companhia afirma que a alta se deve a uma menor despesa de imposto de renda. No acumulado de 2019, o lucro líquido ajustado cresceu 8,5% ante 2018, atingindo R$ 12,549 bilhões.

O lucro consolidado do quarto trimestre foi de R$ 4,219 bilhões, alta de 21,80% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado de 2019, o montante foi de R$ 12,188 bilhões.

Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado da Ambev atingiu R$ 6,924 bilhões no quarto trimestre, recuo de 9,3% ante o mesmo período do ano anterior. Na comparação de 2019 com 2018, a queda foi de 2,5%, para R$ 21,147 bilhões.

A empresa reportou uma margem Ebitda do quarto trimestre de 2019 de 43,7%, contração de 390 pontos-base em relação ao quarto trimestre de 2018. “A margem Ebitda foi impactada principalmente pelo maior custo do produto vendido decorrente de preços de commodities e taxa de câmbio significativamente desfavoráveis”, diz o relatório da empresa.

A receita líquida da Ambev teve queda de 1% no quarto trimestre de 2019 ante quarto trimestre de 2018, montante de R$ 15,856 bilhões. No acumulado de 2019 ante 2018, o indicador teve alta de 4,7%, somando R$ 52,599 bilhões.

No documento, a administração da empresa afirma que “o crescimento decorrente da contínua expansão do segmento premium foi parcialmente compensado pelo avanço da estratégia de acessibilidade inteligente e pelo mix geográfico”.


Fonte: Isto É


Veja também

Dona da Ambev compra vinícola argentina Dante Robino

A AB Inbev, gigante mundial de cervejas, adquiriu sua primeira vinícola sul-americana, a argentina Dante Robino, ...

Veja mais
3corações: O plano da gigante do café pós-aquisições

O ano de 2020 mal começou e o grupo 3corações, maior empresa de café do país, j&aacut...

Veja mais
WOW! Nutrition apresenta Sufresh 100% Fruta

A WOW! Nutrition, proprietária da marca de sucos Sufresh, lança a linha Sufresh 100% Fruta nos sabores lar...

Veja mais
Coca-Cola tem primeira mulher no comando do marketing no Brasil

A executiva Poliana Sousa foi promovida a VP de marketing da Coca-Cola Brasil. Ela é a primeira mulher a assumir ...

Veja mais
Brasil se torna o maior mercado da Heineken

O Brasil se tornou o maior mercado da marca de cerveja Heineken, segundo divulgou na quarta-feira (12) a empresa. A fabr...

Veja mais
Tendências de consumo no mercado de vinhos em 2020

O vinho é uma das bebidas mais antigas e saborosas da humanidade. Feito a partir da fermentação da ...

Veja mais
Estrella Galicia retoma projeto de produzir cervejas em Minas

A cervejaria Estrella Galicia, que atua no segmento premium, mantém os planos de instalar sua primeira fáb...

Veja mais
Concorrentes avançam sobre a Ambev

Enquanto a Ambev enfrenta dificuldades para recuperar participação no mercado de cerveja no Brasil, Heinek...

Veja mais
Em ritmo oposto ao da indústria, produção de bebidas alcoólicas cresce 4,8% em 2019

Bom desempenho do setor de bebidas alcoólicas ajudou a impedir que indústria brasileira tivesse queda aind...

Veja mais