Para estimular o aumento do consumo pelo brasileiro, o Ibravin lança neste mês uma campanha para ampliação da cultura e disseminação do consumo de vinho.
"Abra e se abra. Abra sua cabeça, abra um vinho brasileiro" é o conceito da campanha criada pela Escala, cujo lançamento ocorreu ontem em clima de otimismo, com a divulgação do balanço de vendas de vinhos gaúchos nos primeiros cinco meses do ano.
Conforme a Ibravin, os números indicam um crescimento de 39% na comercialização de suco de uva, 21,5% nos espumantes e 1,7% nos vinhos. A campanha institucional e publicitária prevê investimentos de R$ 1,5 milhão de julho a dezembro deste ano.
Estas estratégias serão mostradas em Santana do Livramento, no 1º Encontro de Vitivinicultura da Campanha e Fronteira-Oeste. Enquanto a média de consumo de vinho no Brasil fica em 1,8 litro per capita, em países com Uruguai e França essa média é de 30 e 50 litros per capita, respectivamente.
Carlos Paviani, diretor-executivo da Ibravin, acredita que a Metade Sul do Rio Grande do Sul é parte importante neste desafio. "Neste polo, são cultivadas exclusivamente castas de Vitis vinifera, que são as mais apropriadas para a produção de vinhos finos e de qualidade. Ele tem se sobressaído em todo o País e até no mercado externo pela excelência do produto final, questão que contribui para acrescentar valor e aumentar vendas", justifica o dirigente.
Veículo: Jornal do Comércio - RS