Cerca de duas semanas após ser condenada a pagar multa recorde de R$ 352,6 milhões por prática de concorrência desleal, impetrada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a AmBev volta a ser acusada por fabricantes de cerveja de inibir a concorrência. O motivo é o lançamento da garrafa de um litro que leva o seu nome em relevo, o que impossibilitaria a troca dessas garrafas pelas de outras empresas.
Fabricantes de cerveja que concorrem com a AmBev devem pedir à Secretaria de Direito Econômico que investigue o uso dessa garrafa. O pedido é em decorrência do aumento de participação de mercado das marcas da AmBev (Skol, Antarctica, Brahma e Bohemia) no mercado gaúcho, que subiu rapidamente nos últimos três ou quatro meses após o lançamento da garrafa. Esse crescimento ocorreu, segundo fabricantes, porque a garrafa de um litro de cerveja chega a custar, em alguns locais, até menos do que a garrafa de 600 ml.
Veículo: DCI