Lucro da Carlsberg sobe no trimestre

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As ações da Carlsberg fecharam em alta de 5,2% ontem, depois de a quarta maior cervejaria do mundo anunciar lucro acima das expectativas no segundo trimestre, mesmo em meio à piora na demanda mundial por cerveja.

 

Medidas agressivas de controles de custo ajudaram a empresa dinamarquesa a elevar o lucro operacional, mesmo com a receita ficando abaixo do esperado pelos analistas, em função das vendas fracas na Rússia e boa parte da Europa. A meta de receita anual foi reduzida para levar em conta a continuidade dos "desafios de mercado", mas as metas de lucro foram mantidas, mostrando a confiança da Carlsberg de que continuará preservando seus resultados contra os efeitos da desaceleração econômica mundial.

 

O lucro operacional subiu para quase 3,66 bilhões de coroas dinamarquesas (US$ 707 milhões) no trimestre encerrado em 30 de junho, acima dos 3,15 bilhões de coroas obtidos no mesmo período de 2008 e da previsão média, de 3,16 bilhões de coroas.

 

As vendas ficaram estáveis, em 17,6 bilhões de coroas, uma vez que aquisições e o aumento na participação de mercado no Leste Europeu e Ásia compensaram o declínio de 6% nas vendas em volume de cerveja, em termos de operações comparáveis.

 

O analista Matthew Webb, especializado em cervejas, na Cazenove Equities, considerou os resultados "muito fortes" e disse que mostram como a companhia pode atingir sua meta anual, apesar do cenário de negócios complicado.

 

A Carlsberg apontou a Rússia como seu mercado mais difícil, com queda de 9% nas vendas, em volume, no segundo trimestre. Agora, prevê declínio anual entre 5% e 6% no país, em vez da estimativa anterior, de queda de 2%.

 

A cervejaria é uma das várias companhias que animaram os investidores nas últimas semanas divulgando bons resultados relativos ao segundo trimestre, com os cortes de custos acentuados ajudando a disfarçar uma demanda que continua fraca.

 

O executivo-chefe da Carlsberg, Jorgen Buhl Rasmussen, disse que os resultados são uma prova das ações prévias tomadas como preparação para a crise. "Entramos no ano com um forte foco na melhora sustentável na eficiência, baseados na expectativa de mercados desafiadores", afirmou. "Estamos encaminhados para cumprir nossas metas sem comprometer as ambições da Carlsberg de expandir nossas marcas e proporcionar crescimento contínuo nos lucros."

 

Veículo: Valor Econômico


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