EUA deve tratar cachaça como típica do Brasil

Leia em 1min 20s

Os Estados Unidos devem se tornar o principal importador de cachaça brasileira até 2010

 

O reconhecimento da cachaça como bebida tipicamente brasileira pelos Estados Unidos deve ocorrer no primeiro semestre de 2010. A declaração é do presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça, Vicente Bastos Ribeiro, que conduziu os trabalhos da 19ª reunião ordinária do setor na última quinta-feira, em Brasília (DF).

 

Segundo Ribeiro, os Estados Unidos também devem se destacar como o maior importador da cachaça brasileira até final de 2010. "Hoje, o nosso maior comprador é a Alemanha, mas a tendência é que os norteamericanos alcancem a primeira posição", explicou ele. Na reunião, também foi debatida a necessidade de alteração da Instrução Normativa N° 13, que trata dos padrões de identidade e qualidade da cachaça.

 

Entre os temas destacados estão revisões relacionadas ao envelhecimento do produto, à presença de contaminantes na bebida e à consistência da cor dos produtos. O grupo temático responsável por essa área tem até a próxima reunião da Câmara, dia 2 de dezembro, para apresentar documento de consenso entre os membros.


Campanha publicitária

 

O setor produtivo da cachaça encaminhará à Assessoria de Comunicação Social do Mapa, até o dia 15 de novembro, sugestão de campanha publicitária para o setor. No documento será apresentada a importância do produto na agricultura brasileira, o período ideal para veiculação, público-alvo e os principais estados que deverão ser contemplados. A produção nacional da cachaça é de 1,2 bilhão de litros e existem cerca de 30 mil produtores envolvidos no setor.

 

Veículo: Jornal do Commercio - AM


Veja também

Venda da Orangina

A japonesa Suntory pode comprar a Orangina, fabricante europeia de bebidas por € 750 milhões, mais do que os...

Veja mais
Budweiser na bolsa

A Anheuser-Busch InBev , a maior cervejaria do mundo, informou que suas ADRs começarão a ser negociadas na...

Veja mais
Água chique

A Schincariol está lançando uma nova marca de água: FYS. O produto, na linha gourmet, nas vers&otil...

Veja mais
O novo status da cerveja

O consumo de cerveja no Brasil está mudando. Cervejas especiais, com os mais variados aromas e sabores, est&atild...

Veja mais
"Inflação da caipirinha" dispara com alta do limão e do açúcar

A disparada no preço do limão em agosto deixou mais amargo, para o bolso do morador de São Paulo, o...

Veja mais
Pepsico e AmBev lançam bebida

A PepsiCo e a AmBev começam a produzir uma nova bebida não alcoólica, Frutzzz, semelhante a H2O, na...

Veja mais
Vodca com DNA de vinho

Como o francês Jean-Sébastien Robicquet, em parceria com a Diageo, criou a bebida destilada de uva e a tran...

Veja mais
Borbulhas

A Salton, maior produtora de espumantes do País, vai superar a meta estabelecida para este ano de faturar R$ 200 ...

Veja mais
Caipirinha fica 40% mais cara

A popular combinação de limão, cachaça e açúcar da caipirinha está cust...

Veja mais