Caipirinha fica 40% mais cara

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A popular combinação de limão, cachaça e açúcar da caipirinha está custando, em média, 40% a mais no bolso do brasileiro neste mês. A informação é de Martinho Paiva Moreira, vice-presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados).

 

Com o aumento do álcool de cana, o açúcar acompanhou o ritmo e "esse acréscimo já foi repassado para o consumidor no último mês", diz ele.

 

O indicador IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal), da FGV, mostra que, na caipirinha, o grande vilão é o limão, que triplicou de valor: o IPC-S registrou alta de 178,96% no preço, contra 143,04% na semana anterior.

 

Indicadores da Fipe, embora mostrem números diferentes, confirma a alta do limão em 92,06%, da aguardente em 1,05% e do açúcar em 1,01% (quadrimestre).

 

Se nos supermercados ficou mais caro comprar os produtos, o mesmo ocorreu nos bares. Tanto que Álvaro Aoás, proprietário do Bar Brahma, confessa que aumentou a caipirinha de limão de R$ 13,90 para R$ 15,40. "Ficou insustentável não repassar a diferença", afirma ele.

 

Veículo: Agora S.Paulo


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