Preço da carne suína remunera produtor

Leia em 2min 50s

Consumo está em expansão.


 
Os preços pagos pela carne suína em junho mantiveram-se estáveis em Minas Gerais na comparação com maio, quando foi registrada alta de 7% nos valores de comercialização. A estagnação é considerada positiva, já que a cotação do quilo do suíno vivo, cerca de R$ 2,80, já é suficiente para cobrir os custos de produção e gerar uma pequena margem de lucro para os produtores.

 

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Suínos de Minas Gerais (Asemg), João Bosco Martins, mesmo sem gerar lucro significativo para os produtores, o preço deverá manter-se nesta margem. A justificativa para a conservação do valor é baseada na expectativa de crescimento do mercado consumidor.

 

"O preço da carne suína está agradando o consumidor e remunerando os produtores. Com preços competitivos poderemos ampliar o consumo de carne suína no país. A manutenção dos preços é importante já que a oferta de carnes (aves e bovina) no país é grande devido à redução dos volumes exportados e ao aumento da produção nacional", disse Martins.

 

Para os próximos meses, as expectativas são positivas. De acordo com Martins, o cenário econômico brasileiro e internacional está favorecendo a ampliação do consumo e dos valores pagos aos produtores.

 

A recuperação da economia frente à crise financeira global e o aumento do poder de compra dos consumidores são os principais fatores atribuídos à valorização do produto. A crescente demanda pelo produto poderá reduzir a oferta do produto no mercado, o que contribui para a estabilização dos preços de forma que gere renda para os produtores.

 

O custo de produção de cada quilo de carne suína gira em torno de R$ 2,30. A queda nos preços dos insumos, registrada ao longo do primeiro quadrimestre, de cerca de 30%, também está favorecendo a geração de renda para o produtor. O milho e a soja são os principais insumos utilizados no setor, respondendo por 70% dos gastos da atividade.

 

Equilíbrio - De acordo com a Asemg, a produção mineira de suínos em 2009 cresceu cerca de 5%. Ao todo foram produzidas 400 mil toneladas de carne. O objetivo para 2010 é manter a produção de acordo com a demanda, o que promove o equilíbrio da oferta no mercado.

 

Outro fator que deverá contribuir para o incremento no consumo é o lançamento do Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). A expectativa é que o consumo per capita de carne suína aumente dois quilos por ano, o consumo atual é de 13 quilos por ano.

 

Segundo Martins, o projeto é importante para incetivar o aumento do consumo, mostrando para a população os benefícios que a carne suína proporciona para a saúde. Além disso, a ampliação da demanda atinge toda a cadeia gerando empregos diretos e indiretos, aumento da renda e desenvolvimento das indústrias instaladas no Estado.

 

"O segmento precisa de políticas públicas que contribuam para a manutenção da rentabilidade, tanto do produtor como da indústria. Uma das iniciativas do projeto, que será adotado pelas indústrias e pelos supermercados, são os investimentos na maior divulgação, na exposição dos produtos e na comercialização personalizada da carne (porções de tamanhos variados)", ressaltou.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Importação de cordeiro aumentou 4 vezes

É cada vez maior o consumo de carne de cordeiro no País. Como a oferta é menor do que a demanda, cr...

Veja mais
Programa melhora qualidade da carne

Programa da Embrapa, que prega boas práticas de produção, facilita também a venda do produto...

Veja mais
Brasil vai retomar venda de carne para os EUA

Exportações de carne bovina foram suspensas depois que se descobriu o uso excessivo do vermífugo Iv...

Veja mais
Com apoio do governo, exportadores elevam pressão sobre União Europeia

Os exportadores das três cadeias das carnes - bovina, aves e suínos - ganharam o apoio do governo federal p...

Veja mais
Brasil espera retomar venda de carne aos EUA

Representante do governo irá ao país negociar fim da suspensão do comércio de produto indust...

Veja mais
Frango sobe

O preço do frango começou a semana em alta nas granjas paulistas. Ontem, o quilo da ave viva subiu 3,6%, s...

Veja mais
Fiscalização cabe aos frigoríficos, diz governo

A fiscalização de carnes destinadas ao mercado externo e que precisam atender exigências sanit&aacut...

Veja mais
Associação quer parar compra do JBS nos EUA

 A associação de produtores de gado americana R-Calf USA entregou na sexta-feira uma petiç&ati...

Veja mais
Preços do frango seguem firmes e suíno se recupera

O preço da carne de frango fechou com ligeira alta no acumulado de junho mesmo com o aumento da oferta da carne n...

Veja mais