Alta do dólar e festa de fim de ano aquecem vendas
Depois de sentir os efeitos do alto custo de insumos e do câmbio desfavorável, os exportadores brasileiros de carne de frango se preparam para aquecimento das vendas, com as festas de fim de ano e com as compras de asiáticos.
"A amostragem dos primeiros dez dias de exportação mostra retomada do vigor das vendas, com a elevação do dólar", disse Francisco Turra, presidente-executivo da Ubabef (União Brasileira de Avicultura).
Segundo o executivo, as vendas no último trimestre ganham força em meio aos preparativos para as festas de fim de ano. Além disso, diz ele, os países asiáticos costumam elevar as importações neste período para formar estoques. Diante dessa perspectiva, a Ubabef mantém a estimativa inicial de exportação recorde de 4 milhões de toneladas em 2011, com alta de pouco mais de 5% sobre 2010.
O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e responde por cerca de 40% do comércio mundial, segundo a Ubabef. O executivo acaba de voltar da Anuga, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do mundo, realizada anualmente na Alemanha. "A procura foi intensa nos estandes brasileiros. Foram realizados bons negócios." Ele acrescentou que a indústria tem sido favorecida pela valorização do dólar, pela interrupção no movimento de alta dos insumos e pelo anúncio da perspectiva de grande safra em 2011/12.
Veículo: Folha de S.Paulo