Granjas têm que ser registradas

Leia em 2min

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) alerta os avicultores que o prazo limite para a entrega da documentação necessária para o Registro dos Estabelecimentos Agrícolas Comerciais se aproxima. Os produtores terão até 2 de dezembro para se adequar às normas que tratam dos procedimentos para registro, fiscalização e controle de estabelecimentos avícolas.

O registro das granjas que produzem aves foi determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em 2007, por meio da Instrução Normativa Nº 56, que estabelece o processo para registro, fiscalização e controle das granjas avícolas comerciais e de reprodução. Além disso, a Instrução Normativa N° 59 institui a data limite de dezembro de 2012 para a obrigatoriedade de adequação das granjas.

No entanto, o IMA antecipou em um ano o prazo para a entrega da documentação necessária para o registro no estado, por meio da Portaria n° 1158, publicada em 6 de agosto. Esse novo prazo refere-se ao requerimento e à entrega da documentação pertinente ao registro, e não está atrelado ao prazo de adequação das instalações, que continua em vigor e só termina em 6 de dezembro de 2012.

O diretor geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, explica que a emissão do certificado de registro está condicionada ao cumprimento de diferentes etapas. Segundo ele, o instituto estabeleceu prazo menor para o cumprimento do primeiro procedimento a fim de ter tempo hábil para processar o registro dos estabelecimentos avícolas até a data limite fixada pelo Mapa, de 6 de dezembro de 2012. Para ele, é de suma importância a entrega da documentação até 2 de dezembro para que seja possível cumprir também a IN 59. “Assim, garantiremos que os avicultores terão suas propriedade vistoriadas e tempo hábil de providenciar possíveis adequações eliminando o risco de chegar em dezembro de 2012 sem o registro”, esclarece.

A documentação exigida pelo ministério deverá ser entregue no escritório seccional do IMA ao qual pertence o estabelecimento avícola a ser registrado. Depois de análise dos documentos, será realizada uma fiscalização e tendo sido atendidos os requisitos exigidos será emitido o Certificado de Registro de Estabelecimento Comercial Avícola. Sem o documento, o avicultor ficará impedido de comprar pintinhos, vender a sua produção e emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), ficando assim impedido de transportar as aves.

Atualmente, Minas Gerais conta com 2.503 estabelecimentos comerciais avícolas. Até o momento, aproximadamente 30% deles já entregaram a documentação para o registro no IMA.

 
Veículo: O Estado de Minas


Veja também

Frigorífico denuncia ao MPF 3.864 áreas ilegais de produção de gado

Desde o início do ano passado, os brasileiros consumiram, inadvertidamente, até 2 milhões de cabe&c...

Veja mais
Preços das carnes começam a subir, mas em ritmo lento

Valores dos derivados de suínos, bovinos e aves já ficam mais caros, neste mês de novembro mas ainda...

Veja mais
Suinocultores comemoram crescimento do mercado

Adaptação dos cortes da carne suína impulsionou o consumo.A adaptação dos cortes de c...

Veja mais
Preço do boi gordo tem forte elevação

O preço do boi gordo registrou ontem sua sétima alta consecutiva no mercado físico, tomando-se S&at...

Veja mais
Governo decidiu questionar a UE na OMC por causa da carne

É "decisão unânime" do governo brasileiro abrir na Organização Mundial do Comér...

Veja mais
Embarques de carne suína caem 7% em outubro

O embargo imposto pela Rússia a estabelecimentos exportadores de carnes do Brasil continua derrubando as vendas e...

Veja mais
Carne da raça angus vai para hambúrguer do McDonald's

Produtores de gado da raça angus, que desenvolvem um programa de melhoria de genética e busca da eleva&cce...

Veja mais
Suinocultura brasileira desiste de brigar por mercado russo

Hong Kong e China passam a ser prioridades para embarques da carne do País nos próximos anos. Japão...

Veja mais
Estratégia do Minerva reverte prejuízo em lucro

Frigorífico aprofundou investimento na equipe e nas pesquisas que são ferramentas indispensáveis pa...

Veja mais