Depois de Aurora e Seara , BRF embarcará carne suína para China

Leia em 2min 10s

A BRF faz amanhã o primeiro embarque de carne suína para a China. O produto - sobrepaleta suína congelada sem osso - foi processado na unidade da empresa em Rio Verde (GO), uma das três plantas brasileiras de carnes habilitadas a exportar para aquele país. Em novembro, a Seara Alimentos, do grupo Marfrig, fez seu primeiro embarque de carne suína para a China. Já a Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos) enviou no início deste mês cerca de 120 toneladas de diversos cortes de suínos para o país.

Os volumes da BRF serão comercializados pela joint venture criada recentemente pela brasileira e a empresa chinesa Dah Chong Hong Limited - DCH para distribuir produtos no mercado chinês, processar carnes em unidades locais, desenvolver a marca Sadia e atuar nos canais de varejo e food service na China Continental, Hong Kong e Macau.

Por enquanto, a BRF está autorizada a exportar apenas carne suína desossada para a China, mas a empresa já trabalha para habilitar plantas de em Santa Catarina, de onde é permitido também o embarque de carne suína com osso, uma vez que o estado é considerado livre de febre aftosa sem vacinação.

A China é o maior produtor de carne suína do mundo, porém não tem oferta suficiente para suprir a demanda interna. O acesso àquele mercado é um marco para a BRF e para o Brasil, pois abre perspectivas para o agronegócio nacional.

Parceria

A BRF e a empresa chinesa Dah Chong Hong Limited (DCH) assinaram na semana passada, documentos oficializando a criação de joint venture, que permitirá à companhia brasileira distribuir produtos no mercado chinês, processar carnes em unidades locais.

O início das conversações entre as duas empresas foi anunciado ao mercado em maio do ano passado. A expectativa é que o negócio represente, no primeiro ano, volumes acima de 140 mil toneladas e receitas de aproximadamente US$ 450 milhões, com investimentos em capital de giro.

A joint venture contempla a participação de 50% para a BRF e 50% para a DCH, com abrangência em produtos in natura e processados; foco na geração de capacidade e a operação do mercado local, incluindo vendas, importação, suprimentos de produtos, customer clearance e trade marketing. A administração será compartilhada entre membros das companhias, que integrarão o Conselho de Administração e o Comitê Executivo. Na primeira fase do projeto, caberá à BRF a produção, suporte técnico e marketing. O DCHH é controlado atualmente, em aproximadamente 55,9%, pelo Grupo CITIC Pacific Limited, companhia aberta, listada na Bolsa de Hong Kong.



Veículo: DCI


Veja também

GT Foods quer figurar entre as dez maiores avícolas do Brasil

Proprietária das marcas Frangos Canção, Gold Frango e Mister Frango, companhia mira lucro de R$ 1 b...

Veja mais
Frigoríficos pedem imposto na venda de gado vivo ao exterior

Proposta de três associações não agrada aos produtores, que prometem questionar qualquer taxa...

Veja mais
Frigoríficos querem taxa de 30% na exportação de bovinos vivos

Indústrias pedem ao governo alíquota alegando que atividade limita oferta de boi para o abateOs frigor&iac...

Veja mais
Mercado de aves passará por modernização, afirma Ubabef

Uma auditoria nacional já está em andamento, segundo o presidente da entidade, Francisco Turra, que se reu...

Veja mais
Venda de carne suína à Argentina é freada

Exportações de carne de porco do Brasil ao país vizinho têm redução de 77%, efe...

Veja mais
Preços pecuários registraram recuo

Conforme o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em novembro, o agronegócio da pecu&aa...

Veja mais
Estoques estão no limite

Situação em São Paulo pode ser reflexo de uma crise global do setor, associada ao excesso de pesca ...

Veja mais
Cotação do frango vivo volta a ter alta

Após apresentar fortes e sucessivas quedas entre o final de 2011 e o início deste ano, a cotaç&atil...

Veja mais
Doux Frangosul revela ter vendido negócio de suínos em Caxias do Sul

Atolada em dívidas com criadores integrados há três anos, a Doux Frangosul informou ontem, em reuni&...

Veja mais