Com apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o peixe de água doce chegará a São Paulo e estará disponível em lojas da rede Pão de Açúcar, além de ganhar receita especial e integrar o menu do restaurante Dressing.
O Governo do Amazonas, a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror-AM) e o Grupo Pão de Açúcar lançaram na segunda-feira (02/04), no restaurante Dressing, em São Paulo, o "Pirarucu salgado".
O peixe, que estará disponível nas lojas da bandeira Pão de Açúcar, na cidade de São Paulo, é resultado do processamento do pirarucu, da 1ª indústria de salga, única do gênero em toda a América do Sul.
O peixe de água doce é manejado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, no Amazonas, onde a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) trabalha para incentivar a inserção das comunidades locais nas cadeias produtivas florestais sustentáveis, respeitando os recursos naturais e gerando renda para a população local que mantém a floresta em pé.
Com o apoio do Governo e da Sepror, que viabilizaram o produto para o GPA, a empresa comprou na primeira remessa cinco toneladas do "Pirarucu salgado", e pretende aumentar a quantidade pedida ao longo do ano. Dessa forma, a empresa reforça seu comprometimento com o desenvolvimento das cadeias produtivas, através da comercialização dos produtos da região.
"O Grupo Pão de Açúcar acredita que o papel de uma empresa vai muito além do fornecimento de produtos e serviços ou da geração de lucros para seus acionistas. A Companhia preconiza conceitos e valores para o desenvolvimento socioeconômico e ambientalmente responsável e que são materializados por meio de práticas que envolvem toda sua cadeia de valor e nas quais busca constante evolução e maior envolvimento e adesão dos seus stakeholders", destaca o vice-presidente do GPA, Hugo Bethlem.
O projeto também conta com o apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), que mantém o compromisso de investir no Programa Bolsa Floresta, que estimula a geração de renda por meio da produção sustentável nas Unidades de Conservação do Estado, além de articular com as comunidades locais para o desenvolvimento de infraestrutura, capacitação e o contato direto com compradores.
A parceria busca promover e assegurar o uso sustentável da biodiversidade, respeitando a cultura e tradições dos produtores e ribeirinhos, que se encontram dentro do bioma amazônico. "O Bacalhau da Amazônia é considerado a grife das grifes da Amazônia porque transforma a riqueza natural em riqueza material. Isto sim é sustentabilidade real, criando alternativa econômica a partir da nossa matéria-prima", declara o secretário de Estado da Produção Rural, Eron Bezerra.
"Uma das ferramentas de combate ao desmatamento é a valoração dos serviços ambientais. E também a valorização das cadeias produtivas sustentáveis e a inserção das comunidades locais. As comunidades que enxergam no desmatamento o seu sustento não fazem isso por maldade, mas sim pela lógica econômica. Projetos como esse podem mudar isso e dar o exemplo de como o uso sustentável dos recursos naturais pode gerar renda para as comunidades locais", afirma Virgílio Viana, superintendente geral da FAS.
Para o lançamento, os chefs Felipe Schaedler, do restaurante Banzeiro, de Manaus, e Ednaldo Santana, do restaurante paulista Dressing preparam um menu completo para degustação do pescado, que vai desde canapé, a duas entradas, dois pratos principais e uma sobremesa típica da região. Além de anfitrião, o Dressing manterá as receitas em seu cardápio. "Acredito no potencial de aceitação do Pirarucu nos restaurantes e, por esta razão, quis apresentá-lo ao público paulistano por meio do Dressing", completa o empresário João Paulo Diniz, proprietário do restaurante.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Grupo Pão de Açúcar, Comunicação da Fundação Amazonas Sustentável/ Comunicação do Restaurante Dressing/Portal Abras.