O movimento nas peixarias de Araçatuba na quarta-feira (13), no primeiro dia da Quaresma, foi intenso. Os comerciantes do setor apostam na devoção dos católicos e nos preços estáveis da carne em comparação com o ano passado para atingir aumento de até 50% nas vendas até a Páscoa, no dia 31 de março. Entre os peixes preferidos estão os filés de tilápia, merluza e pangasius. Sardinhas e bacalhau também estão entre os mais vendidos.
Pela tradição, católicos aproveitam os 40 dias que antecedem a Páscoa para praticar o jejum e abstinências. Entre elas está a de não comer carne vermelha durante o período ou então se alimentar com carne branca, pelo menos, nas quartas ou sextas-feiras. A consumidora Devanira Aparecida de Castro, 52 anos, aproveitou a manhã de ontem para reservar o peixe. "É uma tradição que vem de família e toda Quarta-Feira de Cinzas a gente só come peixe. Depois voltamos a repetir na Sexta-Feira da Paixão".
Para ela, o preço do quilo tem favorecido. "Dá pra se alimentar bem, seguir o costume e ainda pagar pouco." Segundo Maria Elisa da Silva Torchetti, dona de um estabelecimento do ramo, a venda de peixes para o período da Quaresma começou já na segunda-feira de carnaval e tem surpreendido. Ela espera aumento de até 20% nos próximos dias, atingindo a marca de 50% dias antes da Páscoa.
Veículo: Folha da Região - Araçatuba/SP