Representantes da Rússia iniciarão a partir da próxima semana inspeções em unidades produtoras dos três Estados brasileiros que ainda enfrentam restrições para exportação de carnes ao mercado russo, disse ontem uma fonte do governo que participou de reunião no Itamaraty.
O Ministério da Agricultura do Brasil anunciou no final de novembro a suspensão do embargo aos Estados de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná, mas Moscou ainda manteve algumas restrições.
Representantes do setor argumentam que, na prática, o embargo não foi suspenso, uma vez que Moscou ainda não habilitou novas plantas nesses Estados para exportar carnes ao mercado russo desde então.
A Rússia é o principal destino das exportações brasileiras de carne, principalmente de carne suína. Segundo a fonte, que pediu para não ser identificada, representantes dos dois países devem voltar a discutir o assunto carnes em nova reunião marcada para hoje.
Plantas industriais – A indústria de carne suína foi a mais afetada pelas restrições russas, mas o setor viu as vendas melhorarem a partir do segundo semestre de 2012, com a habilitação de novas plantas industriais em outros Estados não embargados.
Em janeiro, a Rússia alcançou uma fatia de 29% das vendas totais de carne suína do Brasil, com 11.940 toneladas. Isso representa um crescimento de 454% nas compras ante janeiro de 2012. "O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, teve seguidas reuniões (nesta semana) com as autoridades dessa área com resultados extremamente favoráveis", disse o vice-presidente da República, Michel Temer, a jornalistas após a assinatura ontem em Brasília de acordos com representantes russos.
Serviço sanitário – O ministro da agricultura da Rússia, Nikolai Fyodorov, afirmou, em entrevista que o serviço sanitário russo nunca impôs embargo às importações de carnes do Brasil. Apenas restringiu, segundo ele, compras de frigoríficos localizados em três Estados (Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso), "que têm deficiências técnicas para comprovar a rastreabilidade dos animais abatidos".
Veículo: Diário do Comércio - SP