Marco Aurélio Prometti, gerente geral do CD de Pescados do GPA, fala das estratégias de Páscoa da rede

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Marco Aurélio Prometti, gerente geral do CD do Grupo Pão de Açúcar
Em entrevista exclusiva, o gerente geral do CD de Pescados do Grupo Pão de Açúcar, Marco Aurélio Prometti, detalha a dinâmica de trabalho na Páscoa da rede e informa a estratégia utilizada para suportar o aumento da demanda.


1. Quantos Centros de Distribuição de Pescados o GPA tem espalhados pelo Brasil? E quantos tipos de peixes passam por eles?


No GPA temos dois Centros de Distribuição de Pescados, um localizado em São Paulo e outro no Rio de Janeiro. Os peixes chegam aos PDVs de outras regiões por meio de veículos dedicados que abastecem nossas lojas. O consumo de peixes está crescendo 
no Brasil. Para se ter uma ideia somente em 2012, comercializamos 12,3 mil toneladas de pescados e, segundo a Foodand Agriculture Organization (FAO), entre 2003 e 2009, o consumo de peixes por habitante no País cresceu de seis quilos por ano para nove quilos. Hoje, em média, cada habitante consome 12 quilos de pescados por ano. O Estado campeão em consumo é São Paulo, com 11 mil toneladas. O GPA está preparado para atender a essa crescente demanda. Atualmente, oferecemos aos nossos clientes ampla variedade, são 140 tipos de peixes, sendo que o mais consumido é o salmão, seguido por filet de Saint Piter.


2.Como funciona a logística de distribuição de pescados? Qual é o segredo para que cheguem fresquinhos aos PDVs?


O ciclo de funcionamento mais frequente é o seguinte: o produto é descarregado no Sul do Brasil durante a tarde, viaja durante e noite, e é recebido no Centro de Distribuição na parte da manhã. Temos alguns processos internos de conferência, armazenamento e expedição dentro dos padrões exigidos pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF). Além deste processo, temos a área da Garantia da Qualidade, que realiza vistoria na qualidade do produto e monitora todos os processos de distribuição, garantindo que o produto seja enviado para a loja com a mesma qualidade com a qual foi recebido. O maior segredo para que os peixes cheguem frescos ao PDV é a velocidade desta operação. O produto chega à loja em menos de 24h após a descarga no porto.


3. Quais são os maiores desafios em períodos de aumento de demanda, como a Páscoa? Quais são as estratégias adotadas para enfrentá-los?


Natal e Páscoa são períodos em que tradicionalmente temos aumento de demanda para pescados. São períodos em que temos que lidar com desafios importantes para garantir o abastecimento das lojas. Obter o sincronismo entre os processos de recepção e distribuição, por exemplo, é muito complexo. Outro ponto de atenção é a gestão de equipamentos neste período. Para realizar esse processo nesses períodos de aumento de demanda, seguimos algumas estratégias diferenciadas, como o aumento da capacidade produtiva instalada do CD em 100% para, assim, conseguir absorver a demanda projetada sem onerar o orçamento. Então, contratamos mão de obra temporária e operamos em três turnos para suportar o volume. Fazemos também um incremento na frota para garantir o abastecimento das lojas. A gestão de equipamento é um ponto focal para o sucesso desta operação. Então, realizamos ações dedicadas junto às lojas para retirada de equipamentos sem comprometer o processo de abastecimento. Criamos um canal direto junto às lojas, identificando possíveis retenções de veículos e equipamentos. Por fim, garantimos também o recebimento dos importados (peixes congelados) em tempo hábil para distribuição.


4. Quais são as novidades desse ano? Quais produtos devem vender mais?

Para a Páscoa, disponibilizamos 2,6 mil toneladas de bacalhau para as lojas do Extra e do Pão de Açúcar. O Grupo é o maior importador de bacalhau do Varejo. Mas focamos também em cortes especiais, como lombos, filés e tequitos, além do salmão e dos peixes nacionais, como pacu, pintado, tilápia. O pirarucu fresco, que pode ser encontrado em filés e cortes especiais, também tem grande demanda. Extra e Pão de Açúcar esperam aumentar a venda de pescados em 10% nessa Páscoa em comparação ao mesmo período de 2012. Já o Assaí, rede de atacado autosserviço do GPA, espera um aumento de 20% na categoria.



Fonte: Assessoria de Comunicação do Grupo Pão de Açúcar

 


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