No setor de carnes, J.P. Morgan eleva as recomendações para JBS e BRF

Leia em 2min 40s

Ao considerar que os múltiplos e o cenário para o segmento de frigoríficos na bolsa de valores ficaram mais interessantes, os analistas do banco americano J.P. Morgan elevaram a recomendação de JBS para compra e de BR Foods (BRF) para neutra. Segundo a instituição, para investimentos com um horizonte de 6 a 12 meses, vale a pena observar o setor. A recomendação para a Minerva permanece neutra. Já para a Marfrig, a sugestão ainda é de venda, pois embora a nova gestão caminhe na direção correta, a empresa ainda permanece muito endividada.

A JBS, na visão dos analistas, é a mais barata entre os frigoríficos brasileiros, com uma relação EV/Ebitda (indicador que mostra o valor de mercado mais dívidas sobre o resultado operacional) de 6,1 vezes e um múltiplo de preço por lucro (relação que aponta o número de anos necessários, em tese, para se obter o retorno do valor pago pela ação) de 10 vezes para 2013.

O J.P. Morgan calcula que, se a empresa diminuir o apetite por aquisições e focar no crescimento das operações existentes, a relação EV/Ebitda pode chegar a 5,5 vezes em 2014, com a razão entre preço e lucro de 8,1 vezes.

Para o banco de investimentos, os repasses de preços conduzirão o crescimento do setor de aves no Brasil em 2013. Neste sentido, a BRF é beneficiada por preços robustos e fracas bases de comparação ante o ano anterior. Com a expectativa de um crescimento de 43% no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) em 2013 e de alta de 124% no lucro por ação, os múltiplos se tornam atrativos, diz o J.P. Morgan. A relação entre preço e lucro calculada é de 21,7 vezes.

Para a Marfrig, a falta de visibilidade do fluxo de caixa operacional e o endividamento justificam a recomendação de venda, na visão do J.P.Morgan. A expansão da margem no primeiro trimestre do ano em carne bovina pode ser totalmente ofuscada por uma contração de 1,8 ponto percentual na divisão de aves, avalia a instituição.

"Continuamos a esperar um prejuízo para a Marfrig no primeiro trimestre, com a continuidade da geração negativa de caixa. O indicador entre preço e lucro é de 70 vezes e a relação EV/Ebitda acima de 5 vezes ao fim de dezembro de 2013 inspiram cautela", afirmam os analistas Alan Alanis, Sambuddha Ray e Luiz Fonseca.

A Minerva emitiu ações no quarto trimestre de 2012 e os analistas ainda avaliam como a empresa empregará o dinheiro que foi captado. "A ação não parece cara, mas vamos primeiro ver mais implementações da nova estratégia para além da sofisticação financeira", afirmam.

Historicamente, os preços de carne processada sobem em um ritmo similar à inflação. Nos últimos quatro meses, o aumento aconteceu em um patamar de médio a alto no Brasil, três vezes acima do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Mas o incremento de gastos com a alimentação das aves, por exemplo, pode elevar os custos com vendas no primeiro trimestre, deixando as margens brutas estáveis.

A base fraca de comparação para os preços de grãos e os reajustes de preços ao consumidor farão diferença para que as margens tracem uma tendência positiva no ano, diz o J.P. Morgan.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

África do Sul tenta, de novo, barrar o frango brasileiro

As exportações brasileiras de carne de frango correm o risco de enfrentar novas barreiras da África...

Veja mais
Queda na demanda faz preços recuarem

Preços pagos pelo frango vivo em Minas Gerais recuaram de R$ 2,95 para R$ 2,45 por quilo do animalOs preço...

Veja mais
Dificuldade em escalas eleva preço do boi

As condições climáticas ainda são favoráveis para a detenção do boi gor...

Veja mais
Carne bovina fica mais barata

Desoneração anunciada pelo governo ajudou a baixar o preço da carne no varejo. Em Brasília, ...

Veja mais
Frigoríficos esperam margens melhores

As empresas brasileiras de carnes compartilharam, no último ano, de um problema comum: a pressão sobre as ...

Veja mais
Grupo rastreia carne bovina

Tambasco: trabalhamos em busca de inovação para que possamos agregar valor às relaçõe...

Veja mais
Avicultura espera fim da queda de preços

O produtor de frango já perdeu 18% nos preços da ave viva nos últimos 30 dias. A queda coloca em ri...

Veja mais
Rússia bloqueará hoje compra de carnes de Canadá e México

MOSCOU - A Rússia planeja banir as importações  de carnes da maior parte dos fornecedores do C...

Veja mais
Oferta pressiona preço da carne de boi em plena safra

Aos poucos as compras acima da referência se tornam mais comuns, embora algumas indústrias tentem fechar ne...

Veja mais