Abate de bovinos cresce 12,7% no 1º trimestre e vai a 8,1 milhões de cabeça

Leia em 2min 10s

O abate de bovinos no primeiro trimestre de 2013, que atingiu 8,1 milhões  de cabeças, corresponde a um aumento de 12,7% em relação ao primeiro trimestre de 2012. O resultado foi o maior para um primeiro trimestre na série histórica iniciada em 1997, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou a Pesquisa Trimestral do Abate de Animais.

Segundo o IBGE, o peso acumulado de carcaças no primeiro trimestre, de 1,9 milhão de toneladas, apresentou retração de 2,4% em relação ao trimestre anterior e aumento de 13,2% em relação ao primeiro trimestre de 2012. O peso acumulado de carcaças de bovinos registrado no primeiro trimestre de 2013 também foi o maior registrado em um primeiro trimestre na série histórica.

O IBGE informa, ainda, o registro de aumento na quantidade de bovinos abatidos, no comparativo do primeiro trimestre de 2013 com o mesmo período do ano anterior, para todas as regiões: 17,5% no Centro-Oeste; 18,1% no Sudeste; 6,2% no Norte; 8,0% no Sul; e 2,3% no Nordeste.

No ranking do abate de bovinos por Unidade da Federação, os estados ocupantes das 11 primeiras posições apresentaram aumento da quantidade de cabeças abatidas, no comparativo do primeiro trimestre de 2013 com o mesmo período do ano anterior, com destaque para Mato Grosso, principal centro de abate de bovinos, onde houve aumento de 20,5% no período.

Frangos cai 1,2%

O Brasil abateu, no primeiro trimestre deste ano, 1,3 bilhão de frangos, queda de 1,2% frente ao mesmo período de 2012, mostra o levantamento do IBGE. Em relação ao quarto trimestre de 2012, houve aumento de 3,4%.

As carcaças acumuladas totalizaram 2,9 milhões de toneladas no período. O volume supera em 4,3% o registrado no trimestre anterior, mas é 0,9% menor do que o verificado no primeiro trimestre de 2012.

Do total de aves abatidas, a Região Sul respondeu por 60,2% e o Sudeste, por 20,1%. O IBGE calcula que o Rio Grande do Sul aumentou no primeiro trimestre deste ano em 12,4% o número de abates na comparação com o quarto trimestre de 2012. Em São Paulo, a queda foi 6,1%, revelou o órgão.

Suínos estão na Região Sul

O Sul do Brasil respondeu por 65,8% do abate nacional de suínos no 1º trimestre de 2013, seguida pelas Regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. No comparativo entre os primeiros trimestres 2013/2012 o destaque foi o Sudeste, a única região a apresentar aumento (1,1%), graças ao incremento de 11,2% no abate em Minas Gerais. Os dados fazem parte da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais do IBGE.



Veículo: DCI


Veja também

Incentivo à pesca

Estado ganhará 43 parques aquícolas em cinco cidadesItapipoca, Trairi, São Gonçalo, Icapu&ia...

Veja mais
Turno novo para produzir mais

Dois meses depois da mudança de mãos, o frigorífico Frinal, de Garibaldi, já está a p...

Veja mais
Mais carne no mercado

O Brasil teve recorde de abates de carne bovina no primeiro trimestre de 2013. Levantamento do IBGE divulgado ontem most...

Veja mais
Produção de frango cai 1,2% no período

São Paulo - O Brasil abateu, no primeiro trimestre deste ano, 1,3 bilhão de frangos, queda de 1,2% frente ...

Veja mais
Sul do Brasil responde por 65,8% dos suínos

São Paulo - O Sul do Brasil respondeu por 65,8% do abate nacional de suínos no 1º trimestre de 2013, ...

Veja mais
Número de bois abatidos cresce 12,7% no país

São Paulo - O abate de bovinos no primeiro trimestre, que atingiu 8,1 milhões de cabeças, correspon...

Veja mais
Descontentamento entre credores da Doux Frangosul

Credores da francesa Doux Frangosul estão descontentes com a JBS, que alugou os ativos da empresa de aves no Bras...

Veja mais
Baixa oferta de animais sustenta venda do boi gordo

O preço do boi gordo reagiu no mercado interno nas últimas semanas. O novo cenário foi motivado pel...

Veja mais
Primeiro trimestre teve maior abate de bovinos já registrado para o começo do ano

O abate de bovinos no primeiro trimestre de 2013 foi o maior já registrado para o começo do ano pelo Insti...

Veja mais