Ministério da Pesca e Aquicultura lançou nesta semana a campanha Semana do Peixe com foco na alimentação saudável
Começou nesta segunda-feira e segue até 7 de setembro a 5ª edição da campanha "Semana do Peixe". O objetivo é incentivar a alimentação saudável com o consumo do alimento, rico em minerais e vitaminas. Entre os comerciantes a expectativa é de aumento nas vendas.
O proprietário de peixaria Francisco Nelson Romero Gomes explica que há cerca de três meses o preço dos peixes começou a cair devido a incentivos do governo para o setor pesqueiro. "O governo financiou vários barcos de pesca para os pescadores e o preço acabou baixando. No barco de madeira havia gasto maior para conservação do alimento. Com a troca, os peixes já saem encaixotados do alto mar e o custo caiu", explica.
Com a Semana do Peixe o comerciante espera que as vendas dobrem. "Com certeza haverá influência. As vendas já começaram a crescer porque é um produto natural, por causa do preço que está mais barato e porque virou moda consumir sushis e sashimis", diz.
Gomes destaca que até está investindo em seu comércio para atender ao aumento na demanda de clientes. Ele está colocando mais freezers, mais funcionários e maior variedade de peixes. "Há anos fazemos trabalho para incentivar o consumo de peixe."
Dados apontam que no Brasil são consumidos cerca de sete quilos por habitante ao ano, sendo que a quantidade está abaixo dos 12 quilos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a média mundial é de 16 quilos por habitante.
Entre os peixes que tiveram o preço reduzido estão: filé de pescada branca, que baixou de R$ 15,00 para R$ 12,50; filé de merluza argentina, de R$ 10,50 para R$ 8,75; pescada perna-de-moça, de R$ 11,00 para R$ 9,10; o salmão G de R$ 28,00 está custando entre R$ 19,00 e R$ 21,00; o M de R$ 26,00 para R$ 18,00; o P de R$ 16,00 para R$ 12,60, e o salmão selvagem teve o preço reduzido de R$ 12,00 para R$ 9,10. Já a sardinha era comercializada nesta mesma época do ano passado por R$ 5,50 e agora custa R$ 4,50.
O comerciante Clayton Rogério Routh diz que não sabia da Semana do Peixe, mas diz que os consumidores têm hábito de consumir o alimento. Os dias em que mais vende o alimento são quarta-feira, sexta, sábado e domingo. Entre os peixes que se encontram mais baratos estão corvina do mar e cação.
O Ministério da Pesca e Aquicultura lançou a campanha na segunda-feira. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) apóia a campanha, que tem como parceiros a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e ANR (Associação Nacional dos Restaurantes).
Veículo: Jornal da Cidade - Rio Claro