A empresa brasileira de alimentos BRF, maior exportadora global de carne de frango, pretende elevar sua receita gerada no Oriente Médio para ao menos 20%, até 2020, com a ajuda da maior demanda por alimentos congelados, como afirmou o próximo presidente da companhia.
A BRF inaugurou ontem uma fábrica de processados em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, sua primeira unidade industrial no Oriente Médio, que irá produzir pizzas, hambúrgueres e itens de panificação, entre outros, e empregar inicialmente cerca de 1.400 funcionários.
O investimento inicial da empresa brasileira foi da ordem de US$ 160 milhões, mas o grupo planeja expandir a capacidade em 30%, para 100 mil toneladas até 2020.
Em ascensão
O Oriente Médio é o maior destino das exportações da BRF e atualmente contribui com 17% da receita da empresa, com vendas principalmente de produtos Sadia com certificação halal (alimentos autorizados para consumo de muçulmanos, sob a lei islâmica). "Nossa fatia de mercado está crescendo entre 5% a 10% no Oriente Médio nos últimos cinco anos, apesar da Primavera Árabe", disse o presidente da divisão internacional da BRF, Pedro Faria, que irá assumir o cargo de presidente global em janeiro.
A crescente população do Oriente Médio e o aumento do consumo de comidas congeladas na região em relação aos produtos resfriados criaram oportunidades de crescimento, acrescentou.
"Com a nova linha de produção em Abu Dhabi e a expansão planejada, uma meta de fatia de 20 por cento da receita é boa e factível nos próximos cinco anos", disse.
Logística
A BRF também está investindo em logística, distribuição e vendas. Este ano, adquiriu a Federal Foods, de Abu Dhabi, e 40 por cento da Al Khan Foods, de Omã, além de estar perto de concluir um acordo com a Al Yasra Foods, do Kuwait, que colocará parte do seu negócio de produtos congelados em uma joint venture com a BRF.
O custo total dos três investimentos no Oriente Médio é de 200 milhões de dólares.
Veículo: DCI