Vendas terão crescimento de 7% em relação a 2014, mas ainda é abaixo do esperado.
Os supermercados paulistas neste Natal estão com as expectativas baixas. As vendas, de acordo com a Associação Paulista de Supermercados (APAS, São Paulo/SP), terão um crescimento nominal não muito animado: 7% em relação ao ano passado. Os itens mais comprados para as festas de final de ano deverão ficar 10% mais caros. Entre os que envolvem essa má notícia estão o peru, que registrou alta de 4,29% em outubro e deve ter o reajuste aplicado em 7%; e o chester, que durante 2014 manteve os preços estáveis, mas que para este ano, a expectativa é de alta entre 7% e 10%.
O índice de vendas para este final de ano não é considerado satisfatório, já que o setor sempre apresentou crescimento expressivo nos últimos anos. "Embora o cenário seja de desaceleração, entre as demais atividades econômicas o desempenho tenderá a ser superior, até mesmo quando comparado com o desempenho do PIB brasileiro para 2015, que está projetado para uma queda de -2% a -3%", explica o gerente do Departamento de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano.
Para a associação, os dados demonstram que as crises política e econômica, somadas à desarticulada atuação da política econômica do Governo Federal, têm impactado o varejo brasileiro. "Levando em consideração que até setembro o setor apontou crescimento nominal de 6,22% e crescimento real de -1,61% no acumulado de janeiro a setembro, o desempenho geral do setor em 2015 terá o crescimento real de -1% a -1,5% em relação a 2014", pontua.
Veículo: Site Feed & Food