População de aves aumentou em quase três milhões no ano passado.
A expectativa alta do setor avicultor para 2016 tem como base os bons resultados do ano passado. O aumento das exportações, impulsionado pela valorização do dólar, abertura de novos mercados e o crescimento da produção de grãos são fatores que contribuíram para elevar o plantel no Tocantins, que teve um crescimento de 42,55%. A população de frango que era de 6,8 milhões aves, em 2014, aumentou para aproximadamente 10 milhões em 2015.
No Estado atualmente se encontram 109 avicultores, 110 estabelecimentos avícolas comerciais cadastrados, sendo 102 devidamente certificados. Tocantins conta também com três granjas para produção de frango de corte instaladas nos municípios de Araguaína, Paraíso e Tocantinópolis, com capacidade total de criar 5.458 aves para corte. Também está presente naquela região uma empresa incubadora, em Araguaína, com capacidade de chocar 1.600.000 ovos, e outra produtora de matrizes, em Babaçulândia, com capacidade de alojar 350 mil aves de postura, capaz de produzir 3.520.000 milhões de ovos férteis, a cada mês.
Devido ao constante crescimento da produção de grãos, como milho e soja, levando à baixa do custo de produção, o cenário em 2016 tende a ser favorável. “Estamos otimistas com a retomada do crescimento da produção e com a atuação do Tocantins nas exportações, mas o principal mercado deve continuar sendo o interno”, projeta a diretora de Políticas para Pecuária da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro, Palmas/TO), Érika Jardim. Com relação às exportações a diretora opina: “Exportar carne geraria, para o Estado, de 4 a 10 vezes mais, o valor por tonelada, que a soja”.
Veículo: Site Feed & Food